Foto: Reprodução

Por Joelma Stella

Fundada em 1981, a Rádio Universitária FM 107,9MHz mantém uma programação voltada à divulgação das atividades da UFC. A emissora também conta com programação musical e com produção de conteúdo jornalístico, e é um veículo importante para o jornalismo cearense.

Desde que o professor do curso de jornalismo, Nonato Lima, foi afastado da direção da rádio em maio de 2022, por discordar de atos de censura a programação, a rádio tem se aproximado de um acordo de gestão com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo declaração de Notato para o portal Brasil de Fato, a censura é consequência de mudanças na gestão da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), vinculada a UFC. “No final do ano passado houve uma mudança na direção da Fundação. Assumiu o então vice, que é hoje o presidente, o professor Paulo Aragão. No primeiro encontro que nós tivemos, ainda no final do ano passado, ele fez uma série de observações sobre o meu programa Rádio Livre, que está no ar há 26 anos, e sobre a programação da rádio. O que no meu modo de ver caracterizava censura”, declarou Nonato.

Um acordo entre a Rádio FM e a EBC significa não uma parceria, mas o atrelamento da programação da Rádio à EBC, empresa que também tem sofrido com desmonte e censura desde o início do governo Temer.

Pelos termos do acordo, o conteúdo da Rádio deverá ser submetido e aprovado pela EBC.

O acordo está previsto para ser firmado entre UFC, EBC e FCPC nesta quinta-feira, 30. É importante ressaltar que, segundo carta aberta dos servidores da universidade, tal proposta não foi objeto de discussão junto ao Conselho Universitário.