A cerimônia foi na comunidade Quingoma, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador

Foto: reprodução/TV Bahia

O rei Adéyeye Ènìtán, ou apenas Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ (rei de Ifé), cidade que é berço da etnia iorubá na Nigéria – país mais populoso de África – entregou o primeiro título de reconhecimento a um território quilombola no Brasil, neste domingo (19). A cerimônia foi na comunidade Quingoma, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

O reconhecimento de território iorubá no Brasil é o primeiro fora da África. A Majestade Adéyeye Ènìtán chegou à Bahia acompanhado por uma comissão, e foi recebido com a reverência de uma orquestra de atabaques e berimbaus. O povo iorubá é a principal etnia nigeriana.

O Quingoma festejou a entrega do título de território iorubá. Os povos iorubá se conectam pela história, cultura e língua. O quilombo foi reconhecido por ter recebido e acolhido pessoas iorubá, que foram escravizadas e retiradas à força de África.

Foto: reprodução/TV Bahia

Com a formação do quilombo, os costumes e os ensinamentos iorubá se mantiveram vivos. Assim, a cultura seguiu por muitas gerações, perdurando até os dias atuais. O reconhecimento do Quingoma como território iorubá é mais um passo na luta por respeito à história africana.

Homenagem na Alerj

No último sábado, o rei foi homenageado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Um dos reis mais influentes entre os iorubás, Ògúnwùsì foi selecionado entre 21 candidatos que incluíam seu irmão mais velho, após a passagem do seu Ọ́ọ̀ni antecessor, Ọba (rei) Síjúwadé. O reino fica no atual estado de Osni, no sudoeste da Nigéria.

O rei yorubá Adéyeye Ènìtán Bàbátúndé Àkándé Ògúnwùsì. Foto: Pai Paulo de Oxalá

“Receber o Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ é muito significativo. Fomos recepcionados por ele, na Nigéria, há dois anos e hoje temos a oportunidade de revê-lo na nossa terra com esse afoxé lindo”, disse Mãe Paula, presidente do Afoxé Ómó Ifá, ao colunista do Extra, Pai Paulo de Oxalá

O Rei Àkándé Ògúnwùsì passará ainda com a sua comitiva por São Paulo e Brasília para reuniões de negócios e intercâmbio cultural entre Brasil e Nigéria.