É a primeira copa mundial em que representantes africanos terão técnicos locais para comandar suas seleções

Foto: Getty Images

Por Esmael Gabriel

Pela primeira vez na história da copa do mundo, os representantes africanos terão técnicos locais para comandar suas seleções no maior palco do futebol mundial.

As federações africanas têm histórico de contratar técnicos estrangeiros para suas seleções na Copa do Mundo. Desta vez, teremos cinco (5) técnicos africanos no comando dos representantes africanos demonstrando forte incentivo dos dirigentes do continente, berço da humanidade.

5. Rigobert Song – Camarões

Foto: Reprodução / Africa Press

Atual técnico dos Leões Indomáveis é o ex-capitão da seleção e zagueiro que ficou conhecido pelo seu espírito de liderança e senso de patriotismo. Agora como técnico, tem a missão de dirigir a sua seleção no Catar. Song é o responsável pela classificação heróica dos Camarões para a Copa do Mundo sobre a seleção da Argélia na fase classificatória.

4. Jalel Kadri – Tunísia

Foto: Reprodução / Oasport

Mesmo nunca tendo sido jogador de futebol, tem uma vasta experiência como coaching. Foi assistente técnico da seleção Tunisiana na Copa Africana das Nações 2021.

Após péssima campanha da seleção naquela Copa que resultou na demissão do técnico principal Mondher Kebaier, Kadri assumiu o comando da seleção conhecida como: As Águias de Cartago.

No Catar, Jalel Kadri tem a árdua missão de comandar a Tunísia no Grupo D ao lado de Dinamarca, Austrália e França.

3. Otto Addo – Gana

Foto: Reprodução / Sportimage

Como jogador, teve 16 anos de sua carreira no futebol alemão. Já como técnico é responsável pela classificação de Gana para a Copa do Mundo do Catar após eliminar a forte seleção da Nigéria nas qualificatórias.

O técnico Otto Addo merece créditos por reformular os Black Stars e por comprometer-se com jovens jogadores em fazer ótima campanha na copa.

Gana está no grupo H ao lado de Portugal, Coreia do Sul e Uruguai.

2. Walid Regragui – Marrocos

Foto: AFP

Experiente técnico e vencedor da Liga dos Campeões da África com o Wydad Casablanca (Marrocos), conhece muito bem a seleção marroquina após ter sido assistente técnico antes da saída de Vahid Halilhodzic.

No Catar, Walid Regragui tem árdua missão de comandar o Marrocos no Grupo F ao lado de Bélgica, Canadá e Croácia.

Como jogador teve passagem pelo futebol francês, defendendo as cores do Toulouse, Ajaccio e Grenoble.

1. Aliou Cissé – Senegal

Foto: Getty Images

Entre os cinco técnicos nesta lista, é o que está a mais tempo no cargo desde 2015. Dirigiu a seleção dos leões de Teranga na vitória da Copa Africana de Futebol em 2021.

Cissé fez parte da geração de ouro do Senegal na Copa do Mundo de 2002, que teve a melhor campanha (Quartas de Finais), eliminando na época a atual campeã França na fase de grupos.

Mesmo Senegal tendo perdido a primeira partida da Copa contra Holanda, os leões de Teranga mostraram serem valentes sem a sua principal estrela Sadio Mané, que está fora por lesão.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

Fonte: Goal.com

Pela primeira vez em Copas, treinadores pretos são maioria em seleções africanas

Pela 1ª vez, seleções africanas terão apenas técnicos africanos na Copa do Mundo