A categoria está dividida e o ganhador ainda está incerto. Tudo pode acontecer, mas Brandan Fraser e Austin Butler estão mais perto de conquistar o prêmio

Indicados ao Oscar de Melhor Ator 2023. Foto: reprodução

Por Sabrina Ventresqui para a cobertura colaborativa Cine NINJA

A categoria de Melhor Ator está parecendo uma verdadeira farofa. Ao contrário da categoria de Melhor Atriz, onde Cate Blanchett abocanhou quase todos os prêmios da temporada e é a favorita para levar a estatueta dourada no domingo (12), a categoria masculina ainda não está definida, ou seja, tudo pode acontecer!

Neste ano, os cinco nomes que disputam a categoria de Melhor Ator, nunca foram indicados antes. Os atores que concorrem pelo prêmio são: Austin Butler- “Elvis”, Colin Farrell – “Os Banshees de Inisherin”, Brendan Fraser – por “A Baleia”, Paul Mescal – “Aftersun” e por fim, Bill Nighy – “Living”.

O BAFTA, premiação britânica, também chamada de Oscar da Inglaterra e o Screen Actors Guild (SAG Awards), são os principais termômetros para o prêmio norte-americano mais cobiçado, e premiou dois atores diferentes na categoria.

Austin Butler, indicado por “Elvis”, levou a melhor no BAFTA. Segundo os críticos, quem leva o prêmio inglês também leva a estatueta dourada mais famosa do mundo. Enquanto isso, Brandan Fraser foi agraciado com o SAG pelo desempenho em “A Baleia”.

O caldo engrossa quando a gente percebe que até mesmo as nomeações foram confusas. O Globo de Ouro, por exemplo, separa em Melhor Ator de Comédia ou Drama. Em comédia a lista ficou assim: Diego Calva – Babylon, Daniel Craig – Glass Onion: Um Mistério Knives Out, Adam Driver Ruído Branco, Colin Farrell – Os Banshees de Inisherin e Ralph Fiennes – O Menu.

Na categoria de drama, Butler, Fraser, Farrell, Nighy entraram, mas Mescal ficou de fora e Hugh Jackman – The Son e Jeremy Pop – The Inspection conseguiram a nomeação.
Já no SAG, as indicações quase se repetem, Mescal também não entrou na lista e Adam Sandler ficou com a vaga.

A temporada de premiações iniciou com Colin Ferrel como favorito, pelo papel em Os Banshees de Inisherin. O ator irlandês é veterano e possui carreira bem estabelecida em Hollywood. Mas, só recebeu a primeira indicação agora, aos 46 anos.

Os votantes da Academia geralmente gostam de premiar artistas com esse perfil. Na maioria das vezes, não é apenas o trabalho realizado nos filmes que é levado em consideração na hora de decidir o vencedor.

 

Foto: Warner Bros/Courtesy Everett C

Os membros, geralmente, têm preferência por pessoas que perpetuam a narrativa de que os Estados Unidos são um lugar mágico, onde tudo pode acontecer. Os votantes adoram tramas que contenham histórias de superação, heroísmo e de artistas que interpretam grandes figuras do passado estadunidense.

Além de Farrell, dois outros concorrentes interpretam personagens que apelam pro sentimentalismo do Oscar.

Um deles é Austin Butler. Um jovem artista de 31 anos. É muito conhecido por ter namorado a atriz de High School Musical, Vanessa Hudgens, por muitos anos, mas seu trabalho como ator sempre fora incipiente e de pouca repercussão. Mas, tudo mudou de figura quando ele garantiu o papel de Elvis, que gerou expectativa no público para saber quem interpretaria o “Rei do Rock” nas telonas.

E por fim, temos Brandan Fraser. O ator foi muito famoso na década de 90, ao estrelar o longa “George, o Rei Da Floresta” (1997), mas depois do sucesso com o blockbuster “A Múmia” de 1999, o Fraser simplesmente sumiu.

Depois de anos fora dos holofotes, ele retornou em 2018 e participou das séries “Condor”, “Titãs” e “Patrulha do Destino”. Nesse período, o ato também revelou que foi agredido sexualmente pelo ex-presidente da Associação de Imprensa Estrangeira, Philip Berk, em 2003. O órgão é responsável pelo Globo de Ouro.

Foto: reprodução

As escolhas parecem estar divididas entre Austin Butler, indicado por “Elvis” e Brandan Fraser por “A Baleia”. Mas, provavelmente, é Butler quem levará a melhor. A vitória no BAFTA e no Globo de Ouro foram pontos positivos para o ator.

Há outras duas situações que estão a favor de Austin: os votantes ADORAM filmes bibliográficos e musicais, e, na maioria das vezes, os intérpretes são premiados, como a vitória de Renée Zellweger, em 2020, por “Judy”. Outro ponto a ser considerado é que a cultura popular é apaixonada pelo emblemático cantor.

“Elvis”, sendo tanto uma história real quanto musical tem grandes chances de vencer. Não só isso, mas durante a campanha, o artista revelou que fez inúmeras preparações para interpretar o rei do rock, similar ao que Gaga fez durante a divulgação de “House Of Gucci” e atualmente acabou virando piada. Portanto, é muito possível que Austin Butler leve a melhor na disputa.

Todavia, a premiação ainda pode surpreender e agraciar Farrel pelo personagem Pádraic, que era um dos favoritos e com o desenrolar das premiações acabou perdendo vantagem ou Fraser por “A Baleia”, que venceu o SAG e geralmente é um indicativo que o Oscar vem aí.

Ou, de repente, pode ser que seja algo completamente inesperado e Bill Nighy seja consagrado o vencedor, aos 73 anos e em sua primeira indicação, por um filme que quase ninguém deu importância.

Entretanto, Fraser, o queridinho do momento e que levou um dos prêmios mais importantes da temporada, tem uma vantagem sobre Butler: é mais velho. A Academia tende a não premiar pessoas tão novas, justamente porque terão, provavelmente, a chance de concorrer novamente no futuro.A disputa está acirradíssima e possivelmente os votos que vão separar quem leva o homenzinho dourado ou não serão pouquíssimos.

Contudo, o desfecho dessa saga a gente acompanha no domingo (12), a partir das 21h (horário de Brasília) pelo streaming HBO Max. O comediante Jimmy Kimmel será o anfitrião da cerimônia de 2023, que também conta com a presença dos atores Michael B. Jordan, Samuel L. Jackson, Emily Blunt, Zoe Saldaña e Jonathan Majors.
Por enquanto, a gente só pode ficar aqui esperando e torcendo pelo nosso favorito!

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023