Coreia do Sul vence Portugal e elimina Uruguai na fase de grupos. Foto: Reprodução / Twitter

Por Julia Rosenthal

A Copa do Mundo de 2022 chegou às oitavas de final, reunindo todos os tipos de torcedores de diferentes nacionalidades num só país. Para os grandes amantes do futebol? Esta é apenas a maior competição futebolística do mundo, juntando o melhor do esporte de cada país competidor. Para aqueles que buscam entretenimento mesmo com o mínimo de conhecimento sobre o esporte? Este é o mês que lota bares e botecos pelo país, gerando amizades repentinas. E para os minions? Bem, eles ainda estão à espera de uma resposta extraterrestre. De qualquer modo, seja quem for que esteja torcendo, é fato que está havendo emoção, paixão, alegria e tensão para todos os telespectadores.

E qual o melhor jeito de celebrar tal grandiosa competição senão com um mix de todos esses sentimentos? Pois é, a 1ª fase que dividiu 32 seleções de todos os 5 continentes em 8 grupos começou trazendo surpresa para todos! Tivemos logo na primeira rodada um compilado de zebras, resultados surpreendentes e times que vieram para nos impressionar.

A seleção dona da casa que sedia a Copa de 2022 estreou a competição perdendo para o time do Equador por 2×0. Com um futebol que deixou a desejar, os catari foram pressionados por mais de 90 minutos pelos equatorianos, tentando evitar que o placar não aumentasse contra eles. Infelizmente não deu para a seleção que acabou se despedindo logo na rodada seguinte quando perdeu de 3×1 para o time do Senegal. Assim, nossos recepcionistas deram adeus ao mundial com três derrotas em três jogos, fazendo apenas 1 gol no campeonato.

Porém, não foi apenas o time senegalês que surpreendeu a todos. As seleções africanas junto às asiáticas, árabes e persas foram protagonistas nesse quesito, pois entraram em campo mostrando a que vieram e calando todos aqueles que as tenham subestimado. A maioria, em busca de seu primeiro título da Copa, encantou, com dedicação, esforço e empresas, suas torcidas apaixonadas e apaixonantes. Jogando contra grandes adversários, os times de Gana e Camarões, por exemplo, conseguiram movimentar a rede e pressionar durante 90 minutos, mais os acréscimos, seleções renomadas como Portugal e o próprio Brasil.

Os camaroneses conseguiram apenas uma vitória que foi contra o único pentacampeão mundial. Assim, a seleção se tornou o primeiro time africano da história a ganhar do Brasil em uma Copa do Mundo, não só trazendo olhos sobre seu futebol mas também um alerta de empoderamento e promessa de uma campanha melhor em 2026. Assim como Camarões, Gana infelizmente não conseguiu a classificação para a próxima etapa. No entanto, os ganeses, mesmo praticamente fora da competição, tiveram o prazer de coadjuvar na confirmação da eliminação do Uruguai da Copa do Mundo. Tal regozijo se justifica pelo fato de a partida ser vista como uma revanche, devido ao histórico jogo ocorrido nas quartas de final da Copa de 2010, em que Luisito Suárez usou a mão no último minuto da prorrogação. E o destino daquela fatídica partida foi que Asamoah Gyan perdeu o pênalti e, na sequência, o Uruguai venceu a disputa de penalidades máximas, com requintes de crueldade, tendo direito até de gol de “cavadinha” do Loco Abreu.

Testando os batimentos cardíacos de todos os aficionados por futebol até o apito final, os africanos e os asiáticos fizeram com que a última rodada fosse a mais emocionante e tensa da primeira fase da competição mundial.

Bons exemplos foram os resultados imprevistos protagonizados por Coreia do Sul e Japão, o qual ganhou de virada a jovem equipe da Espanha e assim também mandando embora para casa a potente Alemanha, que também foi vítima dessa seleção. Os japoneses conseguiram a classificação para as oitavas de final e fizeram história em campo, sendo responsáveis por uma das grandes surpresas que essa Copa vem trazendo.

Bem como o Japão, a Coreia do Sul fez parte de uma decisão eletrizante que durou mais de noventa minutos e se estendeu, inclusive, para depois do apito final. Conseguindo uma histórica virada sobre a seleção de Cristiano Ronaldo, Portugal, os sul-coreanos mandaram embora a bicampeã seleção do Uruguai. Importante observar que a Celeste Olímpica e a Coreia empataram em pontos e saldo de gols. A classificação coreana se deu por um dos últimos itens previstos no critério de desempate: o número de gols pró. Agora, sua próxima batalha será contra nossa grande seleção brasileira.

Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Outro time que veio para nos impressionar foi o marroquino. Sendo o único africano que avançou para a próxima etapa, a equipe venceu a grande geração belga por 2×0 e a seleção canadense por 2×1, contribuindo para que a fase de mata-matas pela primeira vez tivesse times de todos os cinco continentes competindo pela taça. Desta forma, irão enfrentar agora a jovem e poderosa equipe da Espanha.

Além de tudo, tivemos uma bela surpresa persa, com a seleção do Irã protagonizando partidas históricas. Os seus confrontos apresentavam elementos que superaram o aspecto esportivo, agregando elementos da cultura e da geopolítica. Um dos momentos mais marcantes da Copa foi o fato de as mulheres iranianas finalmente poderem ir aos estádios para assistir e torcer pela sua seleção. Os relatos e fotos dessas guerreiras comoveram todos.

Portanto, essa fase de grupos da Copa do Mundo de 2022 nos proporcionou diversos momentos que certamente entrarão para a história, mostrando-nos que não se trata apenas de futebol e como o esporte é capaz de unir nações, mesmo que seja por apenas 90 minutos.

Mas e o Brasil?

Nossa seleção deu o pontapé inicial em sua batalha pelo hexacampeonato com o pé direito. Começando a primeira rodada com dois gols de Richarlison (Tottenham), sendo um golaço de voleio, e ambos com assistência do jovem prodígio Vinicius Junior (Real Madrid), os brasileiros trouxeram medo e preocupação para aqueles que irão cruzar seu caminho na competição.

Infelizmente, nesse curto período de uma grande jornada, alguns atletas importantes sofreram lesões que ocasionaram o seu afastamento do time momentaneamente. Durante o primeiro jogo do Brasil, o lateral Danilo (Juventus) e o atacante camisa 10 da seleção Neymar Júnior (PSG) contundiram-se na estreia da seleção. Há previsão para que os jovens atletas retornem aos campos para defender a amarelinha logo na partida das oitavas de final. A grande incógnita é a recuperação de Neymar, cujo retorno ainda não se encontra definido, acarretando preocupação a todos os brasileiros.

Mesmo assim, a seleção brasileira confirmou sua passagem para fase dos mata-matas ao derrotar a Suíça por 1×0 com um belo gol de Casemiro. Finalizando a fase de grupos, os brasileiros não tiveram sorte contra os já eliminados camaroneses. Optando pela escalação reservas, a seleção perdeu de 1×0 para os africano.

A partida trouxe uma notícia boa e uma má. A má é que nossa seleção canarinho teve mais duas baixas : Gabriel Jesus (Arsenal) e Alex Telles (Sevilla), que, contundidos, despediram-se do Mundial. A boa é que mesmo com a derrota, o Brasil confirmou o primeiro lugar no grupo G, fugindo do chaveamento em que estão presentes Espanha, França, Inglaterra e Portugal.

Por fim, foram classificadas para as oitavas de final as seguintes seleções:

Grupo A – Holanda (1º) e Senegal (2º)
Grupo B – Inglaterra (1º) e Estados Unidos (2º)
Grupo C – Argentina (1º) e Polônia (2º)
Grupo D – França (1º ) e Austrália (2º)
Grupo E- Japão (1º ) e Espanha (2º)
Grupo F- Marrocos (1º) e Croácia (2º)
Grupo G – Brasil (1º) e Suíça (2º)
Grupo H – Portugal (1º) e Coreia do Sul (2º)

E assim ficou o chaveamento da fase de mata-matas da Copa do Mundo do Catar de 2022 e seus respectivos jogos:

Via Globo Esporte

Via Globo Esporte

Você pode acompanhar todos os jogos, novidades, curiosidades e mais pelas redes sociais do NEC! Não perca!

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube