Enquanto o mundo assistia França e a Croácia disputarem a final da Copa, no estádio Lujniki, quatro integrantes do Pussy Riot entraram em campo e paralisaram a partida com uma performance denominada “Policial entra no jogo”.

Minutos depois o grupo de punk rock feminista reivindicou a responsabilidade pela entrada do grupo em sua página do Facebook com uma longa declaração. De acordo com a nota publicada a ação foi realizada como forma de denúncia à postura da polícia russa, responsável por prisões e perseguições políticas e criminalização de manifestações no país.

Leia a tradução da nota na íntegra:

Notícia relâmpago! Agora – quatro membros do Pussy Riot na final da copa do mundo: “coletores entram no jogo” no campo da copa do mundo!

Pussy Riot na final da copa do mundo – “policial entra no jogo”

Hoje, 11 anos atrás, o grande poeta russo Dmitri Aleksandrovich Prigov morreu. Prigov criou na cultura russa a imagem do militarista, o portador do estado celestial.

O policial celeste, de acordo com Prigov, fala em seu rádio com o próprio Deus. O oficial da milícia fabrica casos criminais. Enquanto o miliciano celeste observa gentilmente os torcedores no Campeonato Mundial, o policial de chão se prepara para dispersar manifestações. Policial celestial afetuosamente toca a flor no campo e se alegra nas vitórias da equipe russa, e o policial terrestre é indiferente à greve de fome de Oleg Sentsov. Policial celestial – surge como um exemplo de um estado, um policial terrestre – faz com que todos se machuquem.

Policial celestial protege o sono do bebê, enquanto o policial no local persegue presos políticos, plantando-os para reportagens e huskies.

O policial celeste é o organizador do maravilhoso carnaval do Campeonato Mundial, um policial terrestre tem medo de um feriado. Policial celestial monitora cuidadosamente a observância das regras do jogo, um policial da Terra entra no jogo, independentemente das regras.

.

O Campeonato Mundial relembrou a possibilidade de um policial celestial no belo futuro da Rússia, mas todo dia um policial sem terra entra no jogo sem regras e destrói nosso mundo.

Quando um policial da Terra entra em jogo, exigimos:

1. Libertar todos os presos políticos.
2. Não aprisionar por “likes”.
3. Pare de prisões ilegais em manifestações.
4. Permitir a competição política no país.
5. Não fabricar casos criminais e não manter as pessoas presas.
6. Transforme os policiais terrestres em policiais celestiais.

.

Com essas ações, a Pussy Riot, grupo composto essencialmente por mulheres ativistas, seguem fortes em sua oposição a Vladimir Putin.