O senador Humberto Costa (PT-PE) e a bancada do PT anunciaram o pedido de cassação do mandato do deputado federal Kim Kataguiri (SP) no Conselho de Ética por quebra do decoro parlamentar. Em diálogo com o podcaster Bruno Monteiro Aiub (Monark), durante programa do Flow Podcast, o deputado afirmou que a criminalização do nazismo foi um erro da Alemanha. Costa é presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Senado.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também havia declarado a defesa pela cassação do mandato de Kim por conta desta declaração. Até mesmo colegas bolsonaristas pedem que Kim renuncie, conforme noticiado na Carta Capital.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou nesta terça-feira (8) a abertura de uma investigação sobre suposto crime de apologia do nazismo praticado por Kim e Monark. A investigação vem após Aras aceitar o pedido do coletivo Judeus e Judias pela Democracia São Paulo protocolado na tarde desta terça (08/02) para que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP) e a Procuradoria-Geral da República investigassem se houve crimes de apologia ao nazismo, incitação à violência, injúria racial e intolerância religiosa.

Leia mais:

https://midia.ninja/news/declaracao-de-monark-do-flow-podcast-por-legalizacao-de-partido-nazista-causa-revolta-e-indignacao/

https://midia.ninja/news/pgr-vai-investigar-apologia-ao-nazismo-de-monark-e-kim-kataguiri/

https://midia.ninja/news/monark-e-denunciado-ao-ministerio-publico-por-crime-de-antissemitismo/