Foto: Reprodução

O Dr. Jeffrey Lieberman, chefe do departamento de psiquiatria da Universidade de Columbia, publicou em sua conta no Twitter uma foto da modelo sul-sudanesa-americana Nyakim Gatwech, e escreveu na legenda: “Seja uma obra de arte ou uma aberração da natureza, ela é uma bela coisa para se ver”.

Após o episódio, Lieberman foi suspenso de suas atividades. Ele também perdeu seu cargo como diretor do Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York, administrado pelo Departamento Estadual de Saúde Mental.

A Columbia não deu declaração oficial sobre os comentários do psiquiatra, mas confirmou que ele foi suspenso de seu cargo de chefe de departamento na quarta-feira e também foi removido como psiquiatra-chefe do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia/Hospital Presbiteriano de Nova York.

Gatwech respondeu aos comentários de Lieberman no Instagram: “Trabalhei muito duro para construir minha página e usá-la como plataforma para promover autoaceitação, positividade corporal e, claro, minhas parcerias com marcas, mas é sobre amor próprio acima de qualquer outra coisa. Não compro seguidores, e para quem acredita no contrário, não preciso fabricar mentiras por curtidas. Não é meu estilo. Eu amo minha pele escura e meu apelido de “Rainha Escura”, mas nunca disse que sou a pessoa mais escura do mundo”.

Lieberman pediu desculpas através de um e-mail enviado na terça-feira para professores e funcionários que foi fornecido ao The New York Post.

“Um pedido de desculpas meu à comunidade negra, às mulheres e a todos vocês não é suficiente. Eu machuquei muitos e estou começando a entender o trabalho pela frente para fazer as mudanças pessoais necessárias e, com o tempo, recuperar sua confiança”, acrescentou.