Faltando uma semana para começar a maior festa popular brasileira, a Pseudo Banda veste a sua melhor fantasia para entoar o hino de carnaval dos desavisados.

Com ritmo inspirado nas marchinhas de carnaval dos anos 50, o clipe de Não Me Importo (É Carnaval!) lançado nessa quarta-feira (12) investe na sátira como modo de reflexão e crítica da situação sociopolítica brasileira.

“Em uma realidade cheia de distrações, é muito fácil fechar os olhos para o que não nos afeta diretamente. A crítica da música é válida para todos nós, para não nos rendermos ao conformismo e individualismo. Acreditamos que a mudança começa por meio da consciência e da empatia”, diz Julia Rosa, integrante do trio ao lado de Bea Pereira e Vinícius Árabe.

São três personagens criados para o clipe: Capitão Aleluia (Vinícius Árabe), Arlequina Consumista (Julia Rosa) e Agro Miranda Tech (Bea Pereira). Representando os atuais opressores que defendem uma ideologia antiquada, o Capitão Aleluia ilustra o covarde em uma posição de poder que usa a religião para disfarçar suas atitudes violentas. A Arlequina Consumista foi inspirada na Commedia Dell Arte, simbolizando o consumismo inconsciente, vaidade exacerbada e a crença na meritocracia. Já a Agro Miranda Tech é a personificação da mídia sensacionalista, que endossa o agronegócio com todos os seus crimes e transforma tudo em espetáculo com muito glitter, dança e distração.

A teatralidade está na raiz da Pseudo Banda. O trio formado por Bea Pereira, Julia Rosa e Vinícius Árabe se conheceu quando trabalharam juntos uma montagem teatral em 2015, um verdadeiro encontro de trajetórias únicas e, ao mesmo tempo, complementares.