Foto: Reprodução/ Instagram

Por Maria Vitória Moura

Há 6 anos, todos os sábados, o projeto social Prato Feito das Ruas, a partir da iniciativa de voluntários, distribui café da manhã e, em média, 1200 marmitas para cerca de 700 pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social, dando assistência a desempregados, catadores e aposentados. A ação ocorre debaixo do Viaduto Imperatriz Leopoldina, também conhecido como João Pessoa e Brooklyn, no Centro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Além da distribuição das marmitas, outros projetos se juntam ao movimento na missão de levar assistência à população, como os Barbeiros na Rua, que realiza cortes de cabelo pedicure e manicure. Na área da saúde, os Médicos do Mundo, Enfermeiros da Rua, Fisioterapeutas da Rua, Mentes da Rua e Igualdade RS proporcionam atendimentos e cuidados físicos e psicológicos, assim como uma equipe de acompanhamento e testagem rápida de infecções sexualmente transmissiveis, como o HIV. Segundo o projeto, a própria prefeitura já trabalhou em conjunto com o PF das Ruas na campanha de vacinação e no projeto “Fique Sabendo” da Secretaria de Saúde.

Foto: Reprodução/ Instagram

No dia 11 de janeiro, no entanto, o projeto foi ameaçado pela prefeitura, sob as ordens do prefeito Sebastião Melo (MDB). “Dia 11 de janeiro, ao chegarmos no Viaduto, encontramos contêineres sendo instalados e a empreendedora nos disse que a prefeitura havia afirmado que estava negociada a nossa saída de lá, o que não era verdade”, relatam os organizadores na formulação de um abaixo-assinado contra a retirada do projeto. Hoje, o documento já conta com 20.468 assinaturas.

No dia 16 desse mês, o secretário municipal do Desenvolvimento Social, Leo Voigt, disse que a prefeitura pretendia “descentralizar” o atendimento da população de rua, ou seja, impossibilitar o atendimento dessas pessoas no centro de Porto Alegre. Em relação a esse deslocamento, o PF das Ruas continuou fazendo frente à decisão e enfatizando a importância da assistência ser realizada debaixo do viaduto, onde se encontra a maior parte da população em situação de rua na cidade, estando localizado entre o barro Cidade Baixa, o Parque da Redenção e a Orla da cidade, área de passagem e de fácil acesso dessas pessoas.

“Se essa atitude da prefeitura se confirmar, ela será desumana, significará prejudicar os mais pobres, os mais fracos, os mais frágeis da nossa sociedade”, afirmavam os voluntários do projeto.

Através de uma licitação, o espaço será destinado para uma empresa privada, o futuro Xis da Imperatriz, que utilizará o espaço e os conteineres para abrir um espaço de lancheteria, com a venda de lanches, almoços e bebidas, sendo responsáveis por manter o viaduto. Com a tomada do espaço de socialização, cuidado e alimentação das pessoas em vulnerabilidade atendidas pelo PF das Ruas, o projeto teve que se deslocar para um espaço ao lado que, segundo os voluntários, é apertado e não comporta todos os serviços prestados.

“O problema não é apenas o espaço que ficou muito reduzido, mas sim que eles já sinalizaram que vamos ter que sair de lá”, conta Daniele, uma das voluntárias do projeto. “Eles não falaram expressamente, mas os representantes da empresa disseram que por enquanto podemos ficar, mas sem garantia. Por isso, um dos pleitos perante à prefeitura é uma garantia de que vamos poder desenvolver a ação todos os sábados no viaduto”.

A campanha contra a ameaça da prefeitura se mobilizou nas redes do Prato Feito, alcançando o apoio da Deputada Federal Maria do Rosário (PT) e a Deputada Estadual Luciana Genro (Psol). Com a pressão feita nas redes, o apoio social através do Abaixo-assinado e a pressão dos voluntários frente à prefeitura, o projeto conseguiu a autorização para permanecer no viaduto. A conquista foi anunciada ontem (26/01) após reunião com a Secretária Municipal de Parcerias, Ana Pelini, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt. Um termo de compromisso firmando o compromisso será assinado pelas partes em breve.

“Agradecemos a todos que nos apoiaram, assinaram a petição eletrônica e se uniram para defender quem mais precisa […]”, agradeceram os idealizadores através de uma publicação no instagram @pf_das_ruas. Siga o Instagram do projeto e acompanhe futuros desdobramentos dessa vitória.