Foto: Reprodução

Cenas de barbárie e truculência da Bahia contra professores, incluindo mulheres e idosos, foram compartilhadas hoje nas redes. Uma ocupação na Prefeitura Municipal de Feira de Santana começou na tarde desta quinta-feira (31) após a Guarda Municipal agredir e trancar no prédio manifestantes que reivindicavam melhorias na educação do município. A categoria pede reajuste salarial, pagamento integral do salário, licença prêmio, melhores condições de trabalho, mais contratação de professores e merenda escolar.

O prédio da Prefeitura está com a energia cortada e sitiada por viaturas da polícia. A Guarda Municipal agrediu brutalmente manifestantes que estavam no local, incluindo mulheres e pessoas de idade. O vereador Jhonatas Monteiro denunciou a truculência em seu perfil com vídeos que mostram o momento em que os ativistas foram agredidos.

Professoras e professores, juntamente com militantes de diversas organizações resistem dentro da Prefeitura e reivindicam ser atendidos pelo prefeito para negociar a pauta, mas o prédio foi sitiado pela polícia e invadido pela Guarda Municipal, que agrediu manifestantes, inclusive mulheres e pessoas de idade.

Os movimentos e ativistas presentes organizaram uma vigília em frente à Prefeitura como forma de apoiar quem está na ocupação e pedem que apoiadores se somem levando velas e baterias portáteis.