Foto: Mídia NINJA

Professores, alunos, pais e funcionários de escolas públicas do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina (BA), fizeram uma manifestação pacífica nesse domingo (15) no Vale do Capão.

O motivo da reivindicação são as más condições das escolas, dos transportes, das estradas pra chegar nas escolas, além da manutenção do espaço escolar. Os professores também pedem o direito ao reajuste do piso salarial. Eles não tiveram o repasse do INSS, que é recolhido mas não é repassado.

Segundo a professora de artes e diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Alana Patrícia, “fomos pegos de surpresa nesse último momento por um projeto de lei na Câmara Municipal onde eles retiram nossos direitos, não só nos negam o piso, eles retiram direito garantidos na lei já há algum tempo. Então diante desse descaso estamos fazendo manifestações há alguns dias, dando ciência à população sobre nossas reivindicações.”

Na última terça-feira, uma liminar foi feita para suspender a greve dos professores do município de Palmeiras. Com isso, eles foram proibidos de manifestar durante a semana podendo pagar multa de R$ 10 mil reais. A comunidade escolar está se movimentando para derrubar essa liminar.

“Conclamamos a população, conclamamos aos pais que estejam conosco porque só a sociedade unida pode buscar a solução dos problemas” completa Alana.

 

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA