O respeito à ciência, à pesquisa e à educação pública e gratuita universal”, enfatizaram os professores na carta

Foto: Ricardo Stuckert

Por Hellen Sacramento

Em carta, docentes de universidades públicas anunciam apoio à candidatura de Lula e preocupações com as constantes ameaças do governo Bolsonaro à democracia, às políticas de desmonte da educação pública e à diminuição alarmante de investimentos nas ciências e nas pesquisas dentro das universidades do país.

Na terça-feira (25) foi divulgada a carta em defesa da democracia com assinaturas de 10.466 cidadãos. Entre eles, 5.329 docentes das instituições públicas, como UnB, UFF, USP, UEFS, UNIRIO, UERJ, UFRJ, entre outras. No relato, os professores (as) destacaram que um projeto de Brasil bom para todos e todas é com democracia e direito à livre manifestação de ideias. 

Eles alertam que os posicionamentos autoritários que remetam as intervenções no Supremo Tribunal Federal (STF) ou afirmações autoritárias de apologia à ditadura, à tortura e os assassinatos de adversários políticos são ações repudiadas pelo corpo docente. Assim como o tratamento que foi dado à pandemia pelo atual governo resultando em mais de 600 mil mortes.

Confira a íntegra da carta: