Sergio Moro foi denunciado por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Foto: Agência Senado

Nesta segunda-feira (17), a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a condenação e prisão do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a denúncia, baseada em um vídeo em que Moro menciona “comprar habeas corpus” de Gilmar Mendes, o senador imputou falsamente ao ministro o crime de corrupção passiva, previsto no artigo 317 do Código Penal. O ex-juiz afirma que a frase foi “tirada do contexto”.

A representação foi apresentada após a PGR receber uma queixa de Mendes em 14 de abril. A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo, assinou o documento que sustenta a acusação. As informações são da jornalista Mônica Bergamo.

Sergio Moro foi juiz da Lava jato e responsável pela prisão do presidente Lula quando ele liderava as pesquisas para presidência do Brasil, em 2018. Foi condenado por suspeição pelo STF, após ser revelado o elo entre ele o procurador Deltan Dellagnol, hoje deputado federal pelo Podemos. Enfrenta uma série de processos e, recentemente, acumulou uma denúncia de extorsão feita pelo advogado Tacla Duran.

O depoimento de Tacla Duran está marcado para esta terça-feira (17).