Novos produtos têm menor custo pois grande parte do leite em sua composição é substituído por outros ingredientes, como açúcar

Em agosto uma matéria da BBC News denunciou a aparição de novas bebidas lácteas no mercado. Com a aparência parecida com antigos produtos, como o leite condensado, creme de leite e doce de leite, esses produtos, com títulos como “mistura de creme de leite”, “doce de soro de leite sabor doce de leite” lembram os derivados do leite, mas possuem ingredientes e fórmulas diferentes o suficiente para que seu nome seja alterado. O jornalista André Biernath, autor da matéria na BBC News, explicou que esse fenômeno teve a ver com o aumento dramático do preço do leite, consequência da alta em seu custo de produção, que subiu 62% nos últimos dois anos. Como resultado, os preços dos derivados do leite também saltaram. O valor do leite condensado aumentou 19%, a manteiga 17%, o queijo 16% e o requeijão 14%. 

Para driblar os custos de produção, surgiram, então, os novos compostos lácteos. Esses novos produtos têm menor custo pois grande parte do leite em sua composição é substituído por outros ingredientes, como açúcar, amido, gordura vegetal, soro de leite e outros aditivos químicos. Essas substituições tornam os produtos menos nutritivos e com maior grau de processamento, o que traz mais danos à saúde do consumidor. Para manter o sabor e textura habitual do leite, corantes, emulsificantes, adoçantes e outros aditivos são adicionados à fórmula. 

Nessa semana, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon – SP) notificou a Nestlé para saber justamente as diferenças entre a “Mistura Láctea Condensada De Leite, Soro De Leite e Amido – MOÇA” e o “Leite Condensado – Moça” e entre a “Mistura De Creme De Leite – Moça” e o “Creme De Leite Original – Moça”. Parte da notificação diz respeito ao fato de as embalagens desses novos produtos serem muito semelhante aos derivados convencionais do leite, o que pode confundir o consumidor, que não sabe que está comprando um produto diferente. 

“O Procon-SP está atento ao aumento da oferta de produtos similares aos tradicionais e apresentados ao público em embalagens muito parecidas, que podem induzir o consumidor ao erro, levando-o a achar que está comprando e consumindo outro produto, como o caso da bebida láctea à base de soro de leite, por exemplo. A informação clara, correta e verdadeira é um dos direitos básicos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor”, escreveu o Procon-SP em comunicado.

A Nestlé tem até o dia 26/09 para mostrar as diferenças nutricionais entre os produtos, o atestado de qualidade desses e a autorização para sua comercialização junto aos órgãos responsáveis, além de documentos como informes, materiais publicitários e mídias de divulgação dos produtos. Em nota, a Nestlé Brasil afirmou que “recebeu a notificação do Procon-SP e que prestará os devidos esclarecimentos solicitados pelo órgão. A Nestlé reforça ser uma empresa ética, que cumpre todos os requisitos das legislações em vigor, incluindo aquelas que se referem à composição e rotulagem de alimentos, bem como sua respectiva publicidade”.