Emer Conatus e Raul Nunnes mergulham na realidade de pessoas que vivem com HIV do Norte e Nordeste do Brasil

Os artistas e ativistas Emer Conatus e Raul Nunnes apresentam o podcast Preto Positivo (Foto: Divulgação)

O podcast ‘Preto Positivo’, pioneiro no Brasil ao abordar exclusivamente o universo do HIV/AIDS, está de volta com uma segunda temporada promissora. Idealizado pelos artistas e ativistas Emer Conatus e Raul Nunnes, a nova temporada do programa será oficialmente lançada em 04 de abril de 2024, marcando um retorno aguardado por uma base sólida de seguidores.

O programa alcançou uma audiência significativa na primeira temporada, ultrapassando 70 mil ouvintes. Agora, conta com o apoio institucional da UNAIDS e ONU BRASIL para ampliar sua influência e impacto. “A primeira temporada a gente fala que ela é um ‘bê-á-bá’.”, conta o apresentador Raul Nunnes em exclusividade ao Planeta FODA “Nela trazemos informações em uma temporada mais educativa, onde, apresentamos vivências baseadas no HIV e AIDS dentro do recorte racial, falamos sobre métodos de prevenção, sobre a infecção em si e sobre as diferenças entre o HIV e a AIDS”, explica.

O episódio de estreia apresentará uma reportagem especial, fruto da colaboração com a UNAIDS e ONU BRASIL, fornecendo insights e análises cruciais sobre a realidade contemporânea das pessoas afetadas pelo HIV/AIDS.

Diferentemente da primeira temporada, o podcast não se restringirá mais à plataforma do Spotify, estando disponível em diversas outras plataformas renomadas. “Deixamos de ser um programa original Spotify para ter uma maior autonomia, poder compartilhar o conteúdo em outras plataformas e alcançar o maior número de pessoas possíveis”, afirmou Raul.

Além disso, o programa adotou um modelo de financiamento coletivo através da plataforma Orelo, permitindo que apoiadores contribuam financeiramente a partir de R$ 15,00. Em contrapartida, oferece benefícios exclusivos como acesso antecipado aos episódios, participação em grupo exclusivo no WhatsApp e interação direta durante os programas.

Conteúdo e Enfoque Editorial

A segunda temporada do ‘Preto Positivo’ focará em narrativas mais breves e específicas, abordando temas relevantes como saúde, tratamento, relacionamentos afetivos e questões sociais relacionadas ao HIV/AIDS. A abordagem editorial incluirá debates sensíveis sobre classe, raça, gênero e sexualidade, sempre com uma perspectiva informativa e inclusiva, buscando desconstruir estigmas e promover a conscientização.

“A segunda temporada é sobre vida!” revela Raul, “Enquanto a gente estava produzindo a primeira temporada, já estávamos pensando na segunda. Essa temporada é sobre vida, vamos trazer vivências de pessoas que vivem com HIV pelo país inteiro”. Buscando fugir das capitais do eixo sudestino São Paulo – Rio de Janeiro – Belo Horizonte, a nova temporada faz um passeio pelo Brasil. “São vivências completamente diferentes da nossa, são outras realidades” explica o apresentador, “A gente apresenta alguns aspectos culturais regionais e, com base nisso, traz a vivência dessas pessoas, que são nossas convidadas”. Entre as cidades representadas nesta temporada estarão Natal (RN), Belém(PA), Manaus (AM) e Brasília (DF).

Mais do que apenas um veículo de entretenimento, o “Preto Positivo” se posiciona como uma plataforma de informação, sensibilização e apoio para pessoas vivendo com HIV/AIDS e suas comunidades. Através de histórias autênticas e reflexões profundas, busca-se engajar a audiência na luta contra o preconceito, discriminação e falta de informação relacionados ao HIV/AIDS.

Sem um número fechado de episódios, a segunda temporada tem sua estreia oficial agendada para 04 de abril na plataforma Orelo, enquanto continuará disponível em outras plataformas amplamente utilizadas como Spotify, Deezer, YouTube Music, Google Podcasts e Amazon Music. Para se manter informado sobre as atualizações e participar ativamente das discussões, acompanhe o ‘Preto Positivo’ nas redes sociais através do Instagram (@pretopositivo) e YouTube (Preto Positivo).

Leia mais:

HIV indetectável não transmite e agora novo estudo da OMS acrescenta que cargas virais baixas também tem um risco de transmissão sexual “quase zero”

Documentário fortalece a história ancestral da identidade e entidade travesti através da poesia e oralidade

Governo Federal vai distribuir novo medicamento para o tratamento de HIV pelo SUS

Por unanimidade, PCdoB aprova nome de Dani Balbi como pré-candidata à Prefeitura do Rio