Do pinguim que não quer papo até o suricato que “tenta estrangular” o parceiro, tem muitas cena para arrancar um sorriso do rosto

O clima pesou! O que será que esse pinguim fez? Foto de Jennifer Hadley

 

O Prêmio Comédia da Vida Selvagem anunciou os vencedores da edição de 2022. A competição gratuita, aberta a novatos, amadores e profissionais da fotografia da vida selvagem, celebra momentos engraçados do mundo animal. Esta também é uma iniciativa que busca conscientizar para a importância da conservação da biodiversidade do planeta.

1. Reflexos não tão felinos

A fotógrafa Jennifer Hadley (EUA), que além de levar o primeiro lugar da categoria Affinity com a foto dos pinguins “em um momento delicado”, foi a “campeã-geral” com a foto “Reflexos não tão felinos”. “Por sua excelente captura do momento em que um filhote de leão desce desastrosamente de uma árvore. Jennifer disse que ele “agilmente caiu no chão e saiu correndo com seus irmãos”.

“Este filhote de 3 meses e seu irmão estavam em uma árvore. As outras leoas estavam em outras árvores e no chão. Ele queria descer e caminhou por todos os galhos procurando o lugar certo e finalmente foi em frente. Provavelmente foi sua primeira vez em uma árvore e a descida não foi tão boa”, contou a fotógrafa.

Uma descida desastrada (Jennifer Hadley)

2. Ponto de vista

(Jean Jacques Alcalay)

O Prêmio “Criaturas no ar” foi para Jean Jacques Alcalay (França). Um hipopótamo boceja ao lado de uma garça em pé, nas costas de outro hipopótamo. Parece que ele vai engoli-la.

3. Peixes-porco posando para foto?

Peixes-porco posando para foto? (Arthur Telle Thiemann)

O fotógrafo Arturo Telle Thiemann (Espanha) foi premiado por sua foto “Diga x”. Trata-se de um casal de peixes-porco, capturado no Açores. “Mesmo que pareçam engraçados, esses peixes podem ser bastante agressivos. Neste caso eles não tentaram me morder, mas o Dome Port da caixa da minha câmera acabou com alguns arranhões… a vida é dura… pelo menos não fui eu que me machuquei”, disse ele.

4. “Fale com o Fin!”

(Jennifer Hadley)

Teria sido esta a frase que este pinguim disse para o outro? Bem, foi o que a fotógrafa Jennifer Hadley imaginou. Como já dissemos, ela ganhou também o Affinity com essa imagem.

“Essa fotografia foi feita nas Ilhas Malvinas. Esses dois pinguins gentoo estavam passeando na praia quando um deles se desvencilhou e deu uma bronca em seu companheiro”, revela.

5. Coruja piscando

Coruja flagrada dentro de um cano em uma cidade indiana (Arshdeep Singh)

O indiano Arshdeep Singh recebeu o prêmio Júnior. Ele explicou que estava explorando uma pequena cidade chamada Bikaner, de seu país, quando a avistou. “No último dia de nossa viagem me deparei com um cano em uma cidade, onde por vezes avistamos corujas. Eu mesmo já o fiz. Então tive certeza de que não estava errado. Esperamos um pouco e não demorou muito e uma das corujas saiu do cano. Foi muito engraçado quando ele saiu e me olhou fixamente, antes de entrar ele fechou um dos olhos. Eu imediatamente tirei uma foto quando ele fez essa pose”, conta.

6. Sonho de Futebol

Maestria futebolística! (Jia Chen)

Nesse clique, Jia Chen imaginou acontecendo aqui, uma partida de futebol.

7. “Está tudo começando”

A partir daqui você confere os vencedores da categoria “Altamente recomendados”.

Pura diversão! (Michael Eastwell)

O inglês, Michael Eastwell explica que “além de sua beleza, Cape Hillsborough é conhecida por seus cangurus. Visitei a área por três amanheceres consecutivos, mas foi na minha última manhã que capturei esse lindo espetáculo, dois cangurus brincando/lutando na praia enquanto o sol irrompia por entre as nuvens ao redor”.

8. “Olá, pessoal!”

(Miroslav Srb.)

Da República Tcheca, Miroslav Srb. fotografou um guaxinim em uma praia da Flórida.

“O alimentei com camarões e ele me agradeceu assim”.

9. Centro de cuidados

Centro de cuidados de macacos selvagens (Federica Vinci)

A italiana Federica Vinci flagrou este momento enquanto caminhava próximo a um templo cambojano. “Lá vivem grupos de macacos selvagens. Foi então que me deparei com esta cena: um macaco selvagem em total relaxamento, enquanto seu amigo cuidava dele.”

10. Pegasus

O indiano Jaqdeep Raiput flagrou um alinhamento perfeito, que deu origem à foto Pegasus. “Na verdade, este é uma ave indiana, a Saras Crane, atacando um Bluebull [antílope asiático] por trás”. Segundo o fotógrafo, o Bluebull foi se aventurar perto do ninho, onde havia um único ovo. “Então, ela abriu as asas e o atacou por trás”.

11. “Eu vou estrangular você!”

(Emmanuel Do Linh San)

O sul-africano Emmanuel Do Linh San estava seguindo um grupo de suricatos na reserva Kalahari, quando ficou atento à interação entre eles. “Na foto que selecionei, não há agressão entre os indivíduos, mas sim uma interação que nos lembra os humanos quando um de seus amigos brinca com você e você finge estrangulá-lo e, em resposta, ele abre a boca como um simplório :-)”, explicou Emmanuel.

12. “Desculpe-me…”

(Ryan Sims)

Que momento fofo!!! Ryan Sims (EUA) capturou esse patinho andando sobre um tronco coberto de tartaruga nos pântanos de Juanita. “O patinho caiu depois de algumas travessias de tartaruga, foi fofo”

13. Jumping Jack

Efeito especial: gotinhas de chuva (Alex Pansier)

O fotógrafo Alex Pansier (Holanda) flagrou esse esquilo vermelho pulando durante chuva.

14. “Tá apertado!”

Olha só a cara da mamãe coruja! (Mark Schocken)

Em um parque local da Flórida, Mark Schocken (EUA) registrou esse ninho de coruja-do-norte. “Certa manhã, alguns dias antes de os dois filhotes partirem, um deles tentou se espremer no ninho com a mamãe, talvez para ver o mundo exterior pela primeira vez. Foi hilário e fiquei feliz por estar lá naquela manhã para fotografá-lo. O momento durou apenas alguns segundos, pois mamãe não parecia muito feliz com o arranjo”. Confira a expressão em seu rosto.

15. Revidar

(John Chaney)

John Chaney, dos EUA, chamou essa foto de “revidar”, porque este salmão “decide dar um soco na cara do urso em vez de ser o almoço”.

16. “Mantenha a calma”

Alguém perdeu a cabeça! Essa foto do britânico Martin Grace mostra dois pinguins-rei em Volunteer Point, nas Malvinas.

“O pássaro da direita pode ter uma expressão inescrutável, mas deve estar se perguntando para onde foi a cabeça de seu companheiro”.