Lula participará neste sábado (6) da cerimônia de coroação do rei Charles III

Foto: Ricardo Stuckert

Nesta sexta-feira (5), o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, comunicou ao presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em um encontro realizado em Londres, que o Reino Unido fará uma doação de aproximadamente R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia. O Fundo foi criado há 15 anos com o objetivo de arrecadar recursos para financiar ações de redução de emissões resultantes do desmatamento e da degradação florestal.

O fundo esteve paralisado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, em decorrência do “revogaço” de centenas de conselhos federais, que extinguiu o Comitê Orientador (COFA) e o Comitê Técnico (CTFA) da iniciativa. Porém, desde que Lula assumiu o mandato no início deste ano, o Fundo Amazônia foi reativado e diversos países anunciaram a retomada de investimentos.

Além disso, Lula participará neste sábado (6) da cerimônia de coroação do rei Charles III, após viajar para a Inglaterra na última quinta-feira (4). A visita de Lula ao Reino Unido é vista pelo governo federal como um momento importante para o relançamento das relações diplomáticas do Brasil desde a posse presidencial em janeiro. Desde então, Lula já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal e Espanha, e se reuniu com diversos líderes mundiais tanto no Brasil como no exterior.

O Reino Unido também apoia o pleito do Brasil por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e, neste mês, o secretário do Exterior britânico, James Cleverly, visitará o Brasil para a realização do 6º Diálogo Estratégico entre chanceleres dos dois países.