Após ação repressiva contra usuários, prefeitura lacra estabelecimentos comerciais na região

Foto: Laio Rocha / Mídia NINJA

Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura de São Paulo fechou mais um estabelecimento comercial na Rua Barão de Piracicaba, bairro da Luz, região da chamada “Cracolândia”. O local trata-se do hotel L.M. Moja, que fica no número 223. Com apoio da Polícia Militar, a Prefeitura Regional lacrou o prédio alegando problemas nas instalações elétricas, falta de para raios, equipamentos de combate a incêndio, sinalização de equipamentos de segurança e condições inadequadas, de acordo com documento entregue ao proprietário.

Foto: Laio Rocha / Mídia NINJA

Os moradores, no entanto, apontam que a vistoria realizada foi feita muito rapidamente, e que serviu de desculpa para fecharem o hotel, uma vez que em breve a Prefeitura deve inaugurar um novo complexo de prédios na região.

Trabalhador levanta muro em frente ao hotel. Ao fundo, construção do Complexo Júlio Prestes. Foto: Laio Rocha / Mídia NINJA

De acordo com os moradores, assim que foi entregue o documento, os oficiais deram apenas 2h para que recolhessem todos os seus pertences e saíssem do local. De imediato, levantaram uma parede de blocos para impedir a circulação no local.

Revoltados com a arbitrariedade, os moradores e a vizinhança não aceitaram a determinação e, após a saída dos representantes da Prefeitura Regional e da Polícia Militar, eles se juntaram e destruíram o muro. Em poucos minutos, toda a parede foi destruída na rua e o local totalmente limpo.

Foto: Laio Rocha / Mídia NINJA

Essa não é uma ação isolada. Na última quinta-feira (1) a Prefeitura realizou ação repressiva no fluxo da Cracolândia, que fica ao lado do local. Com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha, usuários de drogas e pessoas em situação de rua foram violentamente dispersadas pela Polícia Militar, contando pelo menos 2 feridos.