Foto: Divulgação

O prefeito de Balneário Camboriú (SC), Fabrício Oliveira, bolsonarista declarado, em conivência com a Fundação Cultural da cidade, mandou fechar a exposição coletiva “Ruína”. A exposição tinha classificação indicativa para maiores de 18 anos. A decisão de fechá-la torna-se, portanto, mais despótica e infantil. Os 12 artistas envolvidos diretamente na exposição reclamam que ainda hoje não receberam uma resposta nem da prefeitura, nem da fundação cultural, e consideram a situação toda como um atropelo e um total desrespeito com a arte local.

Ao todo 30 artistas participaram do projeto onde puderam se colocar em sintonia com as concepções artísticas contemporâneas, assumir os desafios do experimentalismo, passar por um processo coletivo de criação, incentivar e promover a pesquisa através da arte, e principalmente evoluir as capacidades enquanto artistas e retomar novas propostas com mais força e saber. Assim, após essa imersão, 12 artistas prepararam obras que compõem a Exposição Coletiva Ruína. A exposição é uma proposta de contrapartida do projeto cultural financiada com recursos próprios dos artistas.

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú só se comunicou por e-mail. A respeito da censura, manifestou-se “considerando que o conteúdo era fator gerador de polêmica, onde utilizam cenas de genitálias e partes íntimas, explícito ou não, com viés experimental e/ou puramente estético, agravado pelo fato de exposição descontextualizada em redes sociais em razão de que, os avanços ora postos, circulam sem privacidade ou controle e geralmente são deturpados pelos maus usuários que embora valendo-se de meios lícitos a utilizam para difamar ou denegrir a ação, solicitamos a suspensão da realização da exposição Experiência Lote 84″.

A produtora executiva Luluca L., e também artista integrante da Exposição Ruína, responsável pela obra Buraco, enfatiza que nunca foi fácil para as “propostas dissidentes e descoloniais” encontrarem lugar de fala no sistema artístico. A obra Buraco é conceitual e serve de metáfora para muitas coisas, para um buraco no teto da Galeria Municipal de Artes, que desabou no mesmo dia em que artistas desmontaram uma mostra. “Para o momento político em que passamos com o presidente de vocês e o seu guru constantemente falando com o cu na boca”.

“Eu vejo muito sendo dito sobre a obra, por gente que nunca vai a uma exposição de arte e sequer a viu instalada, isso descontextualiza o discurso e a função dela”, afirma. “Buraco é um site specific, uma instalação relacional, um grito de alerta, uma ironia. É justamente sobre o buraco pra onde todos estamos indo. As referências da obra são inúmeras”.

Segundo a curadora da Exposição e Representante da Câmara Setorial de Artes Visuais Luciana Siebert, “os artistas se prepararam durante meses para exposição e para alguns era a primeira oportunidade de estar em uma Galeria de Arte, se propondo a mostrar trabalhos tão íntimos e autorais. O cancelamento da exposição é um desrespeito aos artistas e também ao interesse público, pois a exposição é a contrapartida para sociedade do dinheiro público investido no projeto cultural Experiência Lote84, que merece retornar à cidade de Balneário Camboriú com a possibilidade de apresentação pública de seus trabalhos. Espero que isso possa ser o início de um diálogo que nos faça perceber o quanto estamos doentes”.

Os artistas que participaram da exposição estarão nesta sexta-feira, dia 28/02, às 18h, em frente à Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú, conforme também proposto em contrapartida do projeto cultural, para uma conversa sobre a Exposição Ruína com a comunidade e interessados em arte, cultura e liberdade de expressão.

Nesse final de semana, tanto a prefeitura quando a fundação cultural se envaideceram em redes sociais da organização do carnaval e da atuação da guarda municipal. Enquanto isso, várias denúncias por maus tratos e violência policial circulam em redes sociais ressaltando o agir truculento e desproporcional do poder público.

Os artistas envolvidos na exposição RUÍNA são Daniel Viecili, Fá Centena, Fillipe Rogerio, Guilherme Trautmann, Junior Koche, Luluca L., Luciana Siebert, Mariana Sais, Matheus Tafas.