Junina Explosão Luverdense de Lucas Do Rio Verde no Mato Grosso está sendo ameaçada por políticos conservadores de Nova Mutum após apresentação sobre diversidade de gênero em festa de São João

Verona Martins é conduzida pelo marcador na apresentação em Nova Mutum – MT (Foto: Reprodução Twitter)


Por Rod Gomes

No último sábado (23) a apresentação do grupo Junina Explosão Luverdense, na festa de São João da cidade de Nova Mutum em Mato Grosso, foi alvo de críticas por parte de políticos conservadores da cidade. O fato se deu pelo tema do espetáculo, onde são abordados respeito e inclusão às pessoas das comunidades LGBTQIAPN+. Após o ocorrido, o prefeito proibiu o grupo de retornar a eventos públicos na cidade.

O grupo de danças típicas estilizadas que tem como objetivo fomentar e preservar a cultura junina no Centro Oeste do Brasil apresentou na festa de São João da cidade de Nova Mutum no Mato Grosso do último sábado (23) o espetáculo intitulado “Cabaré da VERONA”. Criada em 2019, Verona Martins, a personagem que dá nome ao Cabaré, é vivida pelo artista e costureiro de 26 anos, Herik Winicius Martins, que conduz o espetáculo de 2022 assinado por Aldair Oliveira da Costa, abordando sua trajetória de entendimento de gênero, além de transfobia, diversidade sexual, amor e respeito almejado pelas comunidades LGBTQIAPN+.

O costureiro que vem de família evangélica e também é vice-presidente do Explosão Luverdense revelou, em entrevista exclusiva para o Planeta FOdA, as dificuldades de manter o grupo e continuar propagando a cultura da dança típica.

“Eu particularmente gastei horrores pra abrir meu pequeno ateliê de costuras para ajudar meu grupo e grupos de fora sem custo algum, pois nós fazemos isso por amor. Mas o povo não vê o duro que demos durante quase 8 anos com outras temáticas, indo ao encontro de jovens, tirando jovens da solidão e abraçando o irmão, que muitas vezes precisávamos acolher em nossas casas, dando teto e alimentação”, desabafou.

Após a apresentação, no domingo (24), o prefeito Leandro Félix publicou em suas redes sociais um vídeo acusando o grupo de infringir contra os “princípios e valores da família”, afirmando que enquanto estiver à frente do município de Nova Mutum, o coletivo cultural estará proibido de se apresentar em eventos públicos. O posicionamento do chefe do executivo também foi refletido através do vereador Maciel Sousa que prometeu abrir um boletim de ocorrência e uma representação formal contra o Explosão Luverdense.

O artista, costureiro e vice presidente da Explosão Luverdense, Herik Winicius Martins como Verona Martins (Foto: Reprodução Instagram)

Para Herik, as falas do prefeito não são mais importantes do que o apoio que o grupo tem recebido do público, afirmando que “sempre fomos e somos bem recebidos, porém pessoas preconceituosas como ele não aceitam a realidade” e ainda que embora abordem as pautas das comunidades LGBTQIAPN+, o coletivo não se define desta forma, “quando se trata de um tema que vivemos diariamente, os homofóbicos e preconceituosos se abalam e querem acabar com um grupo que não tem só LGBTs, e sim famílias, pais e mães envolvidas e tudo mais”, destacou.

Através de uma nota publicada em suas redes sociais nesta segunda (25), o Explosão Luverdense afirmou ter apresentado um release do espetáculo para responsáveis pelo evento e que não tiveram a intenção de desrespeitar a ética e moral ninguém. Sobre as acusações do prefeito da cidade, o grupo informou que estão sendo tomadas providências legais e que não deixarão o caso ser arquivado. Ao final da nota, ainda agradeceram a repercussão positiva e apoio de cidadãos matuenses tanto após o show, quanto através das redes sociais.

Mais de 26% dos Estados não incluem LGBTQIAPN+ em diretrizes de governo