Divulgação/FIVB

Por Tatiana Abreu

A seleção brasileira de vôlei feminino inicia a caminhada rumo a classificação para as Olimpíadas de 2024 neste fim de semana. O Brasil estreia na madrugada de sábado (16), contra a Argentina, às 4h (horário de Brasília). Bicampeã nas edições de Beiijng 2008 e Londres 2012 e medalha de prata em Tóquio 2020, a seleção brasileira está no Grupo B do Pré-Olímpico de vôlei feminino 2023, com sede em Tóquio, no Japão.

Dos dias 16 a 24 de setembro, as 24 equipes divididas em três grupos com oito seleções em cada. Com sedes distintas – Japão, China e Polônia – as equipes buscarão a vaga olímpica na primeira etapa de classificação da modalidade. As seleções de cada grupo jogam entre si, em turno único, e as duas melhores de cada grupo avançam de forma direta aos Jogos de Paris 2024. Ao todo, serão sete partidas até o fim do torneio, que irá definir as seis primeiras equipes garantidas nos Jogos de Paris.

Embora tenha sido eliminado nas quartas de final pela China na Liga das Nações, a seleção brasileira feminina de vôlei é considerada uma das favoritas à vaga direta para as Olimpíadas do próximo ano. Embalado pelo 23º título Sul-americano, sendo o 15º de forma consecutiva, a seleção brasileira teve oportunidade de aumentar o entrosamento da equipe desde a competição.

No entanto, formado por Turquia, Japão, Bélgica, Bulgária, Porto Rico, Argentina e Peru, o grupo B (do Brasil) não é considerado um grupo fácil. A Turquia foi campeã europeia e da Liga das Nações eo Japão, que é país-sede, são grandes concorrentes à vaga. Já Argentina e Peru, são conhecidos como rivais continentais históricos do país na modalidade.

Confira os grupos

O Grupo A jogará em Ningbo, na República Popular da China, e o Grupo C em Lódz, na Polônia.

Grupo A
República Popular da China (anfitriã)
Sérvia
República Dominicana
Países Baixos
Canadá
Tchéquia
México
Ucrânia

Grupo B
Japão (anfitrião)
Brasil
Turquia
Bélgica
Bulgária
Porto Rico
Argentina
Peru

Grupo C
Polônia (anfitriã)
Itália
EUA
Alemanha
Tailândia
Colômbia
República da Coreia
Eslovênia

Vale lembrar que, como país sede dos Jogos Olímpicos de 2024, a França tem vaga garantida e outras cinco cotas serão preenchidas pelo ranking internacional da modalidade, com preferência para continentes que ainda não garantiram classificação.

Confira os dias e horários das partidas da equipe brasileira, de acordo com o fuso horário de Brasília:

16/9 – 4:00 – Brasil x Argentina
17/9 – 4:00 – Brasil x Peru
19/9 – 4:00 – Brasil x Bulgária
20/9 – 4:00 – Brasil x Porto Rico
22/9 – 4:00 – Brasil x Turquia
23/9 – 4:00 – Brasil x Bélgica
24/9 – 07:25 – Brasil x Japão

Confira como a equipe brasileira foi convocada:

Levantadoras: Roberta Ratzke e Naiane
Opostas: Kisy, Rosamaria, Tainara
Centrais: Ana Carolina, Diana, Lorena e Thaísa
Ponteiras: Gabi Guimarães, Julia Bergmann, Maiara e Pri Daroit
Líberos: Natinha e Nyeme

Como o técnico José Roberto Guimarães convocou 15 jogadoras e o regulamento permite apenas 14 inscritas, uma atleta será cortada na véspera da competição. Vale ressaltar também a ausência de uma das principais levantadoras do Brasil: Macris pediu dispensa por questões de saúde física e mental.

A transmissão completa do Pré-Olímpico de vôlei feminino 2023 será nos canais Sportv na TV fechada e algumas partidas na Rede Globo na TV aberta.