“Por Trás do Garimpo” terá três episódios e será exibida no canal da Mídia NINJA

Destruição do garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku, no Pará (Marcos Amend / Greenpeace)

Estreou nesta terça-feira (18) o primeiro episódio da série “Por Trás do Garimpo”, uma produção do Greenpeace Brasil, com divulgação da Mídia NINJA e Casa NINJA Amazônia, que narra de forma didática a operação, a expansão e os impactos do garimpo ilegal na Amazônia. Ao todo, o projeto terá três episódios, com duração de aproximadamente seis minutos cada, com entrevistas de pesquisadores, historiadores, profissionais da área da saúde e do direito explicando a destruição ambiental promovida pela atividade garimpeira no bioma.

Intitulado de “O que é o garimpo e como ele funciona?”, o primeiro episódio apresenta as inúmeras formas existentes de garimpo, além da principal diferença entre essa prática e a mineração. O episódio conta com as participações do historiador e cientista político, Joel Paviotti; da pesquisadora do Instituto Escolhas, Larissa Rodrigues; e do porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, Danicley de Aguiar, que reforça ao longo do episódio a importância de denunciar e combater o garimpo para manter a floresta em pé: “Nós precisamos de um modelo econômico que rompa com a lógica colonial que esse país está submetido há 523 anos. Um modelo que nos permita conviver com nossos biomas e não um modelo que consuma nossas florestas, nossos rios e os nossos povos”.

Os episódios da série “Por Trás do Garimpo” serão exibidos mensalmente no canal oficial da Mídia NINJA no YouTube. Após o lançamento de todos os episódios, a série completa ficará disponível também no canal do Greenpeace Brasil. O primeiro episódio foi ao ar nessa terça-feira (18) às 18h.

Confira o primeiro episódio de “Por Trás do Garimpo”

Amazônia Livre de Garimpo

A série “Por Trás do Garimpo” faz parte da campanha “Amazônia Livre de Garimpo”, lançada pelo Greenpeace Brasil na última quarta (12). A data marcou também o lançamento do relatório “Parem As Máquinas! Por uma Amazônia Livre de Garimpo”, realizado em parceria entre o Greenpeace Brasil e o Greenpeace do leste asiático e que revela que as escavadeiras fabricadas pela Hyundai HCE Brasil vem sendo utilizadas no garimpo ilegal na Amazônia.

O documento mostra que entre os anos de 2021 e 2023 foram registradas 176 escavadeiras em garimpos ilegais abertos nas Terras Indígenas Yanomami (RO), Kayapó (PA) e Munduruku (PA) – e as máquinas da marca Hyundai HCE Brasil estão entre as mais utilizadas: pelo menos 75 delas (mais de 42,6%) pertencem à marca da empresa. Também está no ar um abaixo-assinado convidando a sociedade civil a apoiar o movimento e pressionar a Hyundai para retirar as suas escavadeiras das áreas de garimpo ilegal. “Tanto o documentário, quanto o relatório e o abaixo assinado refletem a luta que a nossa organização faz para tornar a Amazônia livre do garimpo de uma vez por todas ”, finaliza Danicley.