Vereadora mais votada em Niterói, Benny Briolly agora disputa vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Benny Briolly é candidata a deputada estadual pelo PSOL no Rio de Janeiro. Fotos: Ian Coelho / Mídia NINJA

A primeira travesti eleita no estado do Rio de Janeiro, Benny tem se destacado na política fluminense como vereadora em Niterói. Atualmente é presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal e constrói um mandato que busca representatividade do povo preto, favelado e da população LGBTAQIAP+.

Agora Benny disputa uma vaga de deputada estadual pelo PSOL. “Essa casa remete à ausência dos nossos corpos. Ela nega nossa existência, nossa voz”, reforça Benny ao defender seu nome como primeiro corpo travesti na Alerj.

Enfrentando as dificuldades da violência política e da transfobia, Benny já recebeu dezenas de ameaças de morte mas segue firme em defesa de suas propostas no legislativo.

“Nós precisamos entender e construir com efetividade a democracia brasileira e ela depende da potencialização de alguns corpos”, relembra Benny ao defender a valorização das mulheres pretas, pobres, faveladas, travestis, lésbicas e bissexuais.

Como candidata, acredita que o contexto atual é de desesperança, mas quer participar da construção desse novo processo. “E nós sabemos que o cenário político no Brasil é um cenário de nojo. Eu também não acredito nessa política que eu vejo. Eu acredito na coletividade, na ancestralidade do que me trouxe até o parlamento e do que a gente precisa ressignificar dentro da política brasileira.”

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/bennybriolly
▪️ Facebook – facebook.com/BennyBriollyPsol
▪️ Twitter – twitter.com/BennyBriolly

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher