Foto: Mídia NINJA

Jovem, negra e feminista, Moara Saboia (PT) é vereadora na cidade de Contagem (MG) e disputa hoje uma vaga como deputada estadual. Foi estudante cotista de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde iniciou trajetória política como vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Durante um período, foi a primeira presidenta negra da UNE, além de ter atuado como representante do Fórum Nacional da Juventude Negra e em importantes movimentos políticos como Marcha Mundial das Mulheres e Enegrecer.

Moara conta que entrou na disputa do legislativo por uma necessidade de renovação política. “O clique para eu pensar em ser candidata foi a partir da prisão do Lula. Quando a gente olha e diz que o golpe era branco, misógino, de homens velhos, e nossos quadros no congresso eram exatamente iguais, há uma incoerência construída”.

De fato, o PT era, até então, um dos partidos que pouco haviam renovado seus quadros políticos, conforme conta Moara. Em 2018, Natália Bonavides foi a única jovem do partido a conquistar uma vaga no Congresso Nacional.

“A gente começa a fazer uma reflexão na juventude do PT para não parecer com essa cara, com esse retrato do golpe”, disse. “Então em 2020 a gente constrói o Representa, que incentivava jovens candidaturas e eu coordenei esse projeto”.

Como vereadora, Moara conquistou a liderança do governo de Marília Campos em Contagem. Hoje sua campanha, além de pautar a juventude, também coloca debate questões de classe e gênero. “Quem são as famílias que estão abaixo da linha pobreza? Por quem essas famílias são chefiadas? Quem tá morrendo? Quem ficou desempregado? Quem voltou a passar fome? Todas essas respostas apontam para o mesmo lugar”, disse.

“O debate sobre feminismo, antirracismo, meio ambiente perpassa o debate econômico. A luta de classes tem que estar em primeiro lugar no nosso debate, mas nossa classe tem cor e gênero”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/moarasaboia
▪️ Facebook – facebook.com/moarasaboia
▪️ Twitter – twitter.com/moarasaboia

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher