O argentino German Cano foi grande destaque no Fluminense mas não entrou nem na lista dos 55 da Copa do Catar. Em outros momentos tivemos Conca e D’alessandro na mesma situação.

Argentino German Cano jogador do Fluminense comemora seu gol durante partida contra o Audax no estadio Luso Brasileiro pelo campeonato Carioca 2022. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Por Monike Lourinho

A rivalidade Brasil x Argentina dentro de campo vem de anos. Nós e nossos “hermanos” ficamos na eterna disputa “Pelé ou Maradona” e já sabemos a resposta, né? Uma polêmica que roda entre torcedores brasileiros é a de que muitos atletas argentinos que atuam no Brasil são boicotados pela seleção em convocações para as Copas.

Neste ano, um grande destaque argentino no mundo do futebol foi o atacante German Cano. Ele atua no Fluminense, conquistou 44 gols na temporada (sem nenhum pênalti) e, sozinho, marcou mais que Messi, Nico González e Di Maria. Ele ficou de fora da Copa Mundo até mesmo da lista dos 55 nomes. A crítica tem se tornado ainda mais severa pois há um jogador acusado de estupro entre os convocados e ainda há desfalque com dois jogadores já no Qatar por lesões. Cano sequer foi citado para uma possível substituição.

As críticas apontam ainda outros exemplos do que chamam de “boicote”. Em 2010, grandes jogadores argentinos fizeram destaque no Brasil. Dário Conca atuou pelo Fluminense e atuou em todos os jogos do campeonato brasileiro, sendo campeão. E D’Alessandro, atuando no Internacional, venceu a Libertadores. Nenhum foi cogitado para Copa da África ou Amistosos.

Jogadores de elite

O chamado “eurocentrismo” na atual convocação de Lionel Scaloni incomodou muitos críticos esportivos por deixar de fora Cano apenas por, supostamente, jogar no Brasil. A justificativa seria que “jogadores que atuam na Europa sabem jogar como a elite”. A ironia é que o atacante que mais marcou gols no mundo em 2022 estaria atuando no Brasil e é argentino. Se isso não é elite, o que será?

E até que ponto foi prejudicial para a seleção argentina esses desfalques? Será que teriam conseguido ser campeões na Copa de 2014? Uma coisa é certa, a ausência de German Cano no Catar é uma das muitas injustiças dessa Copa.

O Catar ficará sem fazer o L e a Argentina pode ter colocado em risco a possibilidade de título deixando de fora o Atacante do Mundo de 2022.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube