Um garoto negro de 15 anos foi vítima de homofobia ao ser espancado covardemente com chutes e socos por sete jovens em um ônibus escolar. O caso aconteceu em Camaçari (BA), Região Metropolitana de Salvador, na última sexta-feira (25) e está sob acompanhamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).

“Estou com muito medo. Foi a escola que mais me adaptei e fiz amigos”, desabafou o adolescente ao iBahia.

A mãe da vítima, Mara Santos, afirmou que a violência foi registrada por jovens que estavam no coletivo. “Ele me contou que os meninos ficaram chamando ele de ‘viado’. Teve algumas hematomas na cabeça e agora o psicológico que preocupa, porque ele recebeu tanta porrada, que fica revoltado”, disse Mara Santos ao G1.

À reportagem do Ibahia, ela também conta que não é a primeira vez que o filho sobre agressões, inclusive físicas, motivadas por homofobia. “Não é de agora que fazem bullying com ele. Chamam de ‘viado’ já tem muito tempo. Desde o colégio municipal. Eles estudaram juntos, mas alguns ficaram nas escolas estaduais e outros na municipal”, explicou.

O garoto é estudante do primeiro ano no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, cuja diretoria afirmou que também acompanha o caso junto à SJDHDS e o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), que colocou equipe jurídica e psicossocial à disposição do estudante e família. Ele foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Camaçari logo após as agressões.