Foto: Arquivo

Passado quase um mês da morte do ativista trans Paulo Vaz, conhecido como Popo, amigos mobilizam um ato em sua homenagem em Belo Horizonte, cidade onde nasceu. O evento foi divulgado nas páginas do Põe Na Roda e Pedro HMC, com quem Popo era casado.

O ato será realizado no próximo domingo (10), a partir das 16h, na Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte. “Quem puder, ajude divulgando o ato para amigos e trazendo velas e materiais como cartolina, canetas coloridas, entre outros. A ideia é escrever cartazes juntos na praça”, diz a nota em divulgação do ato.

“Amado amigo, companheiro de lutas, de sorrisos, saudade! Foi um homem trans pioneiro no ativismo pelos direitos humanos de pessoas trans em Belo Horizonte e em todo o Brasil”.

A morte do ativista trans Paulo Vaz anunciada em 14 de março causou grande comoção na web, especialmente o movimento LGBT+. Paulo trabalhava como policial civil em São Paulo e era uma das figuras de grande influência na web para o orgulho da identidade transexual. Sua morte propulsionou um amplo debate nas redes sobre a necessidade de preservar a saúde mental entre a população LGBT+, sobretudo pessoas trans.

“Paulo era querido e amado por todas a sua volta. Ativista engajado e dedicado a luta trans, sempre fez questão de construir pontes, atuar no enfrentamento da transfobia e em defesa das pessoas transmasculinas”, escreveu a Associação Nacional de Travestis e Transexuais. “Homem trans gay, policial civil, sempre abordava questões sobre sexualidade e gênero de forma leve e descontraída. Era uma alma doce e um coração lindo demais”.

Adeus a Paulo Vaz | Morte de ativista trans comove web