São 16 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Nesta terça-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a décima fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar e responsabilizar aqueles que apoiaram, financiaram, incitaram ou omitiram-se dos ataques golpistas que ocorreram em 8 de janeiro deste ano. Naquela data, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em protesto contra o resultado das eleições de outubro de 2022.

De acordo com a PF, a operação está cumprindo 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão em oito estados do país – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal – por determinação do Supremo Tribunal Federal. Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração de bens especialmente protegidos.

A Operação Lesa Pátria continua em andamento, com atualizações regulares sobre o número de mandados expedidos, capturas e fugitivos.

A Polícia Federal também lançou um canal de denúncias para ajudar a identificar indivíduos ligados aos atos golpistas. As denúncias podem ser encaminhadas por e-mail para [email protected].

Leia mais:

STF começa a julgar acusados por ataques golpistas de 8 de janeiro