Podcast ‘Não Inviabilize’ inicia a série “Políticas Públicas” contando a história emocionante de uma estudante travesti e a sua mudança de vida, graças ao Prouni

No mestrado, Dandara pesquisará a trajetória de transgêneros, travestis e transexuais no mercado de trabalho em Juiz de Fora | Foto Arquivo pessoal

Texto de Kaio Duarte Costa para os Estudantes NINJA

O Podcast ‘Não Inviabilize’ inicia a série “Políticas Públicas” contando a história emocionante de uma estudante travesti e a sua mudança de vida, graças ao Prouni, programa federal que dá acesso gratuito em universidades privadas.

O episódio relata os altos e baixos de Dandara, jovem periférica, que lida com assédios e preconceitos constantes devido a sua identidade. Inviabilizada pela sociedade, recorre a trabalhos precarizados, e em busca de oportunidades, abandona o país. Vítima do tráfego humano e refém da prostituição forçada, escapa da Europa e retorna ao Brasil desamparada, com a expectativa de retomar a sua vida.

De volta ao mercado de trabalho, ela deposita os seus sonhos no estudo, realizando o ENEM e conseguindo uma bolsa no Prouni. Graças ao seu esforço, Dandara foi a primeira aluna travesti preta num curso de mestrado da UFJF e a vereadora mais votada na sua cidade.

Sancionada pelo ex-presidente Lula, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior. Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais em faculdades privadas.

O episódio contou com a participação de Fernando Haddad e Dandara, além da apresentação de Déia Freitas. A série é extremamente recomendada para aqueles que querem entender, os impactos das políticas públicas na sociedade, e no dia a dia, com histórias verídicas e emocionantes. Veja o episódio PROUNI do ‘Não Inviabilize’, com Déia Freitas, na player FM, no Deezer, Spotify, Apple e Google Podcasts.