Luan Rusvel / @ocorrediario

Por Sarah Fontenele / @ocorrediario

Comunidades em luta contra despejo em Teresina-PI foram recepcionadas pela Tropa de Choque, com bala de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, na sede do executivo municipal a mando da Prefeito da cidade, Dr. Pessoa (MDB).

Cerca de 7 comunidades e ocupações da capital realizaram hoje (15/03) uma manifestação pelo direito à dignidade. Em sua maioria, são mulheres que estão a frente das famílias e também protagonizando a luta. Mulheres grávidas, idosas e crianças não escaparam das bombas. Uma criança foi atingida e uma mulher grávida de seis meses precisou ser levada pelo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Manifestantes buscavam provocar um diálogo com a prefeitura municipal de Teresina, por conta do fim de Decreto Nacional, previsto para o dia 31 de março, que impede o despejo de comunidades durante a Pandemia. Para quem luta, moradia é um direito com ou sem Pandemia.

Participaram da manifestação moradoras/res das comunidades Vila Campino, Boa Esperança, ocupação Núcleo Universitário, ocupação Lindalma Soares, ocupação Vila Boa Esperança e ocupação Manoel do Morro.

A manifestação é organizada conjuntamente com o MAB (Movimento de Atingidos por Barragens), PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), OPA (Organização Popular) e Centro de Defesa Ferreira de Sousa.

Confira mais imagens da repressão.