Foto: Reprodução

Cenas de terrorismo foram registradas na noite desta quinta-feira (5) durante edição da ‘Batalha do Mantém’, na comunidade ‘Manoel Corrêa’ em Cabo Frio (RJ). Policiais militares do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) invadiram o evento e abriram fogo contra os participantes e público da batalha, ignorando até mesmo a presença de crianças no local.

A denúncia foi realizada pelos organizadores do evento em suas redes sociais (confira abaixo). No vídeo gravado no instante da chegada dos policiais, é possível identificar que a maioria dos participantes era formada por crianças e adolescentes.

Segundo o relato, os policiais atiraram nos equipamentos (caixas e mesa de som), além de coagir todos que estavam presentes no evento.

“A partir do momento que o GAT abriu fogo, os equipamentos foram desligados e ainda assim os PMs atiraram pra cima dos equipamentos fazendo com que o som fosse danificado pois teve munição que atravessou a caixa de som”, relataram em nota. “Os organizadores estavam desmontando o som a pedido dos militares, mas os mesmos não esperaram e atiraram pra cima fazendo com que estilhaços de tiro pegasse em um dos nossos organizadores”.

Eles denunciam que um dos organizadores, que tentava apaziguar a situação, chegou a ser agredido fisicamente. “O policial, de forma despreparada, diferiu disparos no “pé do ouvido” de nosso organizador”.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que um procedimento interno foi instaurado para apurar a situação ocorrida na praça. “Os policiais militares envolvidos na ocorrência estão sendo ouvidos na sede do batalhão local”, informou ao jornal R7.

Os organizadores afirmam que os policiais justificaram a violência afirmando “cultura é só na escola até as 18h da tarde”.