Plataforma Semiáridos e a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) lançarão a Biblioteca Semiáridos América Latina (SAL) no dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Estêvão Lima Arrais/Wikimedia

Na próxima segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a Plataforma Semiáridos e a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) lançarão a Biblioteca Semiáridos América Latina (SAL). A iniciativa inédita será apresentada durante um evento virtual, às 14h, com transmissão ao vivo pelo Zoom, com tradução simultânea, ou pelo canal oficial da ASA no YouTube. Na ocasião, também estarão presentes representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida/ONU) e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina.

A Biblioteca SAL reúne materiais bibliográficos e multimídia em português, espanhol e inglês, que são resultados de pesquisas científicas, sistematizações de experiências e tecnologias sobre as regiões do Grande Chaco Americano, do Corredor Seco Centro-americano e do Semiárido brasileiro. Os arquivos estão organizados em oito coleções (Acesso à Terra e Territórios; Agrobiodiversidade; Energia Sustentável; Meio Ambiente; Clima e Mudanças Climáticas; Organização Social e Econômica; Políticas, Programas e Projetos; Sociedade, Educação e Saúde) e podem ser acessados gratuitamente.

Foto: Imagem/reprodução

O repositório aberto e permanentemente em atualização surgiu diante do desafio de reunir e organizar os conhecimentos e informações sobre os semiáridos latinoamericanos. A SAL também busca dar visibilidade às várias estratégias e tecnologias desenvolvidas pelos povos dos semiáridos para se adaptarem às mudanças climáticas e conviverem em harmonia com seus ambientes.

“A gente vem olhando para os semiáridos e toda a sua produção e gestão do conhecimento, que circula tanto no semiárido brasileiro, como nos outros semiáridos da América Latina. Isso fez com que a gente percebesse um patrimônio no campo da construção e gestão do conhecimento”, afirma Glória Batista Araújo, integrante da coordenação executiva da ASA.

Durante o evento de lançamento, os convidados vão explicar como a Biblioteca SAL pode, além de apoiar os processos de ensino e aprendizagem por meio do acesso ao conhecimento, potencializar o intercâmbio de conhecimento entre instituições. Dessa maneira, a plataforma agrega a produção científica de muitos institutos de pesquisas, universidades e organizações civis que produzem, mas que até então estavam dispersos.

A iniciativa da ASA e seus parceiros, que foram responsáveis pela criação da SAL e que estarão no comitê gestor da biblioteca, também visa otimizar os investimentos em pesquisa e contribuir com a elaboração de indicadores da produção científica e tecnológica na América Latina.
A transmissão ao vivo pelo canal da ASA no Youtube pode ser acessada pelo link: https://youtube.com/live/bjEwP-5vh1Y?feature=share