Formação Anne Frank busca dar instrumentos para educadores e jovens multiplicadores de todo o Brasil

Foto: Anne Frank Institute

No mês de luta nacional e internacional contra o racismo, fascismo e antissemitismo, o Instituto Plataforma Brasil (IPB) passa a oferecer a formação gratuita Anne Frank e seu tempo na plataforma Centro Anne Frank Educação. O lançamento traz questões como o contexto histórico, social e político do surgimento do nazismo, as ideias que embasaram as ações de discriminação, intolerância, aversão à diversidade e o genocídio para uma reflexão para os dias de hoje.

A formação Anne Frank e seu tempo busca dar instrumentos para educadores e jovens multiplicadores de todo o Brasil desenvolverem atividades educativas utilizando os materiais já disponíveis na plataforma , como “Quem foi Anne Frank”, a “Linha do tempo” e a visita virtual ao “Anexo Secreto”.

Segundo Lucia Chermont, doutoranda em História Social pela UNESP e integrante do time de autores do curso, a formação é importante para fazer com que as pessoas reflitam que muitas das coisas que aconteceram – discriminação, exclusão, preconceito e racismo – ainda acontecem.

“Tudo que é construído pela humanidade, pode ser desconstruído formando pessoas críticas que tenham esse alerta de ver e não ficar indiferente frente a determinadas situações”, explica Lucia Chermont.

A plataforma educacional foi desenvolvida pelo IPB, com apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo, e disponibiliza conteúdos educacionais online e gratuitos. Os materiais oferecem diversas possibilidades de atividades, que abordam temas relacionados ao preconceito, discriminação, igualdade de direitos, diversidade, democracia e cultura de paz. Tudo isso baseado na história de Anne Frank e no contexto histórico em
que ela viveu – durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

Desde 2006, o IPB é o representante oficial da Anne Frank House no Brasil e, por meio dessa representação, o instituto promove atividades educativas pontuais em todo o país, e oferece um plano de desenvolvimento continuado – o Programa Educativo Anne Frank.

Essa parceria já promoveu mais de 1800 atividades em diversos estados, como exposições, palestras e círculos de diálogos.

Conheça o Centro Anne Frank Educação: https://ipbrasil.org/centroannefrankeducacao/
Conheça a formação Anne Frank e seu tempo: https://online.ipbrasil.org/cursos/cursos-ead