Uma tempestade de areia vinda do deserto do Saara fez com que o céu da região ficasse em um tom avermelhado e alaranjado no Sul da Espanha. Alguns moradores compararam a coloração com o planeta Marte.

O índice nacional de qualidade do ar classificou como “extremamente desfavorável” – sua pior classificação – a capital e grande parte da costa sudeste.

O serviço meteorológico da Espanha descreveu a tempestade de areia do Saara como “extraordinária e muito intensa”, acrescentando que não está claro se foi o pior episódio do tipo já registrado. O serviço prevê que a poeira continuará a se acumular até quarta-feira e pode chegar ao norte, até a Holanda e o noroeste da Alemanha.

Foto: Reprodução | Twitter | @aguilas_fc

Muitos espanhóis acordaram e encontraram uma camada de poeira vermelha cobrindo terraços, ruas e carros. O céu da capital e de outras cidades tinha um tom arenoso. A visibilidade em Madri e cidades como Granada e Leon foi reduzida para 2,5 milhas (quatro quilômetros), informou o serviço meteorológico.

As autoridades de emergência recomendaram que os cidadãos usem máscaras faciais se saírem e evitem exercícios ao ar livre.

A onda de ar quente também afetou a qualidade do ar nas zonas a norte de Madrid, a oeste como nas Ilhas Canárias espanholas no Oceano Atlântico, onde estes eventos são mais frequentes, e nas Ilhas Baleares no Mediterrâneo.

Foto: Arquivo pessoal/Pauli Jara via Twitter

O serviço meteorológico disse que a massa de ar quente da África, que foi trazida por uma tempestade que trouxe chuva muito necessária para a Espanha atingida pela seca, também elevou as temperaturas em algumas áreas para 20ºC

Rubén del Campo, porta-voz do serviço meteorológico da Espanha, disse que, embora não esteja claro se as mudanças climáticas têm uma ligação direta com este episódio, a expansão do deserto do Saara no século passado aumentou o potencial de maiores eventos de tempestades de poeira na Europa.

Ele também apontou que os padrões climáticos cada vez mais turbulentos estão ligados às mudanças climáticas. “Há muitas preocupações em relação ao impacto que as mudanças climáticas estão causando nos padrões de frequência e intensidade das tempestades que favorecem a chegada de poeira ao nosso país”, disse Del Campo.

Fonte: ABC News

Foto: Reprodução / Twitter

Foto: Reprodução / Twitter

Foto: Reprodução / Twitter

Foto: Agência Estatal de meteorologia de Múrcia/Twitter

Foto: Reprodução / Twitter

O céu está vermelho: confira e entenda o fenômeno que coloriu o amanhecer no Nordeste