Foto: Gina Wetzler /Redferns

Phil Collins, lenda da música, realizou seu último show em meio a problemas de saúde. O músico foi acompanhado pelos companheiros de banda do Genesis, Mike Rutherford e Tony Banks, em sua última apresentação da carreira, na noite de sábado (26), em Londres. Collins, 71, apresentou o show sentado e brincou com a multidão que agora precisaria encontrar um emprego de verdade, informou o Daily Mail.

A banda se reuniu para novas apresentações este ano após adiamento devido ao coronavírus. A turnê veio após um hiato de 14 anos ao vivo.

Collins sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos, incluindo deslocamento de vértebras no pescoço em 2007, que deixou danos nos nervos das mãos. Ele usa bengala desde 2015, quando passou por uma cirurgia nas costas, e revelou em setembro que “mal consegue segurar” uma baqueta.

“Eu não faço absolutamente nada. Eu não pratico canto em casa, de jeito nenhum. E ensaiar é a prática”, disse Collins ao Guardian em setembro.

Foto: David Wolff-Patrick/ Redferns

“Minha saúde muda as coisas, fazer o show sentado muda as coisas. Mas na verdade eu descobri que nas minhas recentes turnês solo, isso não atrapalhou; o público ainda estava ouvindo e respondendo. Não é do jeito que eu teria planejado, mas é do jeito que é”, continuou ele.

Filha do músico, a atriz Lily Collins, prestou uma homenagem em suas redes após o show: “Hoje marca o fim de uma era. Ter testemunhado este último show foi realmente a memória de uma vida e um evento que guardarei em meu coração para sempre. Estou infinitamente grata”.

“Tanto amor foi deixado naquele palco da O2 e uma quantidade ainda maior compartilhada entre um público que não queria que acabasse”, ela escreveu. “Obrigado banda Genesis pelas memórias, obrigado pai por ser uma inspiração e obrigado Nicholas Collins por fazer de mim a irmã mais orgulhosa que existe. 50 anos de músicas depois e ainda gerações mais para celebrar você muito depois desta turnê terminar”.

O Genesis foi formado em 1967 e disparou para a fama na década de 1970, vendendo mais de 100 milhões de discos. Collins se tornou o baterista e backing vocal da banda em 1970, antes de se tornar o vocalista principal em 1975.

Fonte: NY Post com informações de Rolling Stones