.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou nesta terça-feira (8) a abertura de uma investigação sobre suposto crime de apologia do nazismo praticado pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e pelo podcaster e influencer Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark.

A investigação vem após Aras aceitar o pedido do coletivo Judeus e Judias pela Democracia São Paulo protocolado na tarde desta terça (08/02) para que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), o Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP) e a Procuradoria-Geral da República investigassem se houve crimes de apologia ao nazismo, incitação à violência, injúria racial e intolerância religiosa.

Segundo o material divulgado pela PGR, o Ministério Público Federal recebeu representações a respeito do episódio do Flow Podcast em que Monark defende a “legalidade de um partido nazista no Brasil”.

Kim Kataguiri também será investigado porque, questionado pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP) no podcast, afirmou considerar que a Alemanha errou ao ter criminalizado o partido nazista.

Entenda

Declaração de Monark, do Flow Podcast, em defesa de partido nazista causa revolta e indignação

Flow Podcast perde patrocinadores após declaração em defesa de partido nazista

Federação do Futebol do Rio Janeiro cancela contrato de transmissão com Flow

Monark é demitido do Flow Podcast após apologia ao nazismo

Museu do Holocausto convida Monark para uma visita

Monark é denunciado ao Ministério Público por crime de antissemitismo