Pela divisão regional, Lula e Bolsonaro estão empatados em todas as regiões do país, à excessão do Nordeste, que continua dando ampla vitória ao ex-presidente (61 x 20)

Foto: Ricardo Stuckert

Em nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (3), mostra uma possível vitória de Lula (PT) no primeiro turno. Com 51,1% dos votos válidos, o petista desbancaria Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado, com 37% dos válidos.

Comparando com a pesquisa anterior divulgada em julho, o petista oscilou um para menos e o atual presidente um para mais, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Nos votos totais, Lula tem 44% das intenções de votos e Bolsonaro 32%,

Em seguida aparece Ciro Gomes (PDT) com 5%, André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 2% cada e Pablo Marçal (PROS) 1%. Os demais não pontuaram. Indecisos são 6%, mesmo índice daqueles que declaram voto em branco ou nulo.

Pelo Twitter, Felipe Nunes, diretor da Quaest, declarou que “hoje, é impossível afirmar se a eleição será definida em 1º ou em 2º turno porque a soma de Bolsonaro e outros candidatos (42%) fica na margem de erro da soma de intenção de votos de Lula (44%)”, afirma

Nunes também destacou cruzamentos que mostram a divisão regional na pesquisa, onde Lula e Bolsonaro estão empatados em todas as regiões do país, à excessão do Nordeste, que continua dando ampla vitória ao ex-presidente (61 x 20).

Segundo turno

Na simulação para o segundo turno, Lula também vence Bolsonaro por 51% a 37%, conforme pesquisa Quaest. O petista oscilou dois pontos para menos desde julho e Bolsonaro subiu 3. Brancos e nulos seguem sendo 9% e 3% estão indecisos.

O levantamento foi encomendado pela Genial, ouviu 2 mil pessoas em 120 municípios das cinco regiões do país entre os dias 28 e 31 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%.