Foto: Divulgação / Exército Brasileiro

As fortes chuvas que atingem a região metropolitana do Recife desde a última segunda-feira (23) já causaram ao menos 56 mortes e 3.957 cidadãos desabrigados. Os números foram divulgados neste domingo (29) a partir de boletim do governo estadual.

Há ainda, segundo o governo de Pernambuco, outras 56 pessoas desaparecidas nos municípios do Recife e de Olinda. Desde a sexta-feira (27), mais de 46 mil chamados foram feitos pelo telefone 193, informou a administração estadual.

Os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Cabo de Santo Agostinho, São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana e São Vicente Ferrer já declararam estado de emergência.

Lama, escombros e lixo arrastando tudo nas periferias da cidade. As consequências das chuvas não são meras coincidências. Desde 1970 a cidade sofre com as chuvas, já chegando a deixar mais de 35 mil pessoas desabrigadas. Recife é a cidade brasileira mais ameaçada pela emergência climática e o avanço do mar. Não são fenômenos naturais, são tragédias anunciadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um alerta para mais chuvas fortes em Recife e região neste domingo. A previsão do tempo também aponta possibilidade de chuvas na capital durante os próximos sete dias.

Mais uma vez a população negra e pobre é a mais atingida e conta com a solidariedade dos seus diante do abandono das políticas públicas. Correntes de solidariedade se mobilizam nas redes para arrecadar doações e ajudar os atingidos.