Tenente-coronel Mauro Cid foi preso no início deste mês

Foto: Alan Santos/PR

A perícia no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), revelou conversas suspeitas sobre remessas de dinheiro para o exterior em trocas de mensagens com o suposto operador da conta nos Estados Unidos, conforme revelou a TV Globo. As movimentações financeiras chamaram a atenção dos investigadores e serão investigadas, com os agentes solicitando a quebra do sigilo da conta. Tenente-coronel Mauro Cid foi preso no início deste mês.

Na Operação Venire, comandada pela Polícia Federal (PF) e que investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema do Ministério da Saúde, Mauro Cid foi preso junto com outras cinco pessoas, já Bolsonaro foi alvo de um mandado de busca e apreensão. A PF está apurando se as carteiras de vacinação do ex-presidente, da filha Laura Bolsonaro e de Mauro Cid, esposa e filha foram adulteradas.

Os dados falsos foram supostamente inseridos nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, com o objetivo de burlar as restrições sanitárias impostas pelo Brasil e pelos Estados Unidos. Segundo a PF, o grupo envolvido na operação pretendia manter a coesão em relação às suas pautas ideológicas, em especial ao discurso contra a vacinação contra a covid-19.

Se as suspeitas forem confirmadas, os envolvidos poderão responder por crimes como infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.