Foto: Marcela Curi

Jovem mulher de luta, Chantal Campello disputa uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pela Unidade Popular pelo Socialismo. Ela iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista, durante as ocupações de escola que tomaram o Rio de Janeiro na luta contra o sucateamento das escolas e por mais democracia.

Moradora da chamada Favela do Lixo, em Manoel Correia, em Cabo Frio, Chantal é presidenta da União Cabofriense dos Estudantes (UCE) e atua no interior do Rio de Janeiro junto aos movimentos sociais de estudantes, mulheres e jovens. Defende a reestatização das estatais privatizadas e o imposto progressivo sobre as grandes fortunas.

“O que a gente quer expressar nesse momento de esperança é que nós somos a maioria hoje. Não existe poder executivo, legislativo, judiciário, nenhum. A maior parte e o que determina os rumos de construção do país é o poder popular”, afirma.

Chantal afirma que mandato vai ter três pilares essenciais pra prestação de contas pro povo. “A gente quer ser um mandato que seja raio-x do povo brasileiro, e essa não é uma construção que vai passar pela minha cabeça, mas é uma construção de mandato feita por muitas mãos, muitos corações e muitas mentes”.

Os outros dois pilares é a participação popular na construção do mandato e o terceiro é a combatividade. “Se a gente precisar parar a Alerj pra defender algum direito do nosso povo, a gente vai fazer isso. A gente vai defender o que o nosso povo quer que a gente defenda”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/chantalcampello
▪️ Facebook – facebook.com/chantalcampelloup
▪️ Twitter – twitter.com/chancampello

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher