Divulgação

Originalmente publicado em Seattle Times

LOS ANGELES (AP) – Muitas coisas sobre o Oscar mudaram ao longo dos anos, mas nas últimas seis décadas houve pelo menos uma constante: o tapete vermelho. Os tons variaram ao longo dos anos, mas sempre houve algum tom de vermelho. Até este ano.
Na quarta-feira, do lado de fora do Dolby Theatre em Hollywood, trabalhadores desenrolaram um tapete cor de champanhe enquanto Jimmy Kimmel, que apresenta a 95ª cerimônia do Oscar no domingo, presidia a ocasião.

“Acho que a decisão de usar um tapete champanhe sobre um tapete vermelho mostra como estamos confiantes de que nenhum sangue será derramado”, disse Kimmel.

A decisão de mudar a cor partiu dos consultores criativos Lisa Love, colaboradora de longa data da Vogue, e Raúl Àvila, diretor criativo do glamoroso Met Gala em Nova York.

Este ano o tapete será coberto, em parte para proteger as estrelas e as câmeras das intempéries, mas também para ajudar a transformar as chegadas em um evento noturno. Para Love, sempre houve uma desconexão entre o elegante código de vestimenta black tie e o fato de que é meio da tarde quando as pessoas chegam para serem fotografadas à luz do dia. Com um tapete cobertor, eles poderiam alterar isso.

“Transformamos um evento diurno em noite”, disse Love à Associated Press. “É noite, embora ainda sejam 3:00.”

O tapete vermelho do Oscar remonta a 1961, a 33ª edição do Oscar aconteceu no Auditório Cívico de Santa Monica, quando “O Apartamento” de Billy Wilder ganhou o prêmio de melhor filme, Burt Lancaster e Elizabeth Taylor ganharam os prêmios de atuação principal, e ainda houve uma “premiação jovem”, que foi para Hayley Mills por “Pollyanna”. Foi a primeira cerimônia televisionada, transmitida pela ABC e apresentada por Bob Hope. O público em geral não veria o tapete vermelho em toda a sua glória na televisão até 1966, quando o Oscar foi transmitido pela primeira vez em cores.

Não houve nenhum debate sobre a mudança, disse Love. Eles apenas sabiam que tinham a liberdade de romper com a tradição. Eles tentaram algumas outras cores também, mas pareciam muito escuras com a tenda coberta. “Escolhemos este lindo siena, cor açafrão que evoca o pôr do sol, porque este é o pôr do sol antes da hora de ouro”, disse Love.

Em vez disso, eles foram mais leves e o CEO da Academia, Bill Kramer, aprovou. Eles também não estavam especialmente preocupados em romper com as tradicionalidades do Oscar. “Alguém sempre encontra uma maneira de encontrar algo errado”, disse Love. “Isso é apenas uma leveza e espero que as pessoas gostem. Isso não significa que sempre será um tapete cor de champanhe.”

Quanto ao que devemos chamá-lo? Love disse que “champanhe” e “areia” são descrições adequadas, mas que também não há razão para não usar “tapete vermelho”. É mais uma metonímia para as chegadas glamourosas do que uma descrição literal por onde todos estão caminhando.

O 95º “tapete vermelho” do Oscar começa no domingo às 15h30. A cerimônia está marcada para começar às 20h e será transmitida ao vivo pela ABC.

Tradução: Tati Barros em cobertura colaborativa da Cine NINJA