Verónica Valenttino, Marina Mathey e Diva Menner somam 5 indicações ao prêmio

Verónica Valenttino a esquerda, Diva Menner ao meio e Marina Mathey a direita (Foto: Ale Catan ; Edu Rodrigues)


Por Rod Gomes

Pela primeira vez na história, o Prêmio Bibi Ferreira tem atrizes travestis entre suas concorrentes. Verónica Valenttino, Marina Mathey e Diva Menner são a primeiras artistas trans que, juntas, somam 5 indicações inéditas na principal premiação do teatro musical brasileiro. O evento terá sua 9ª edição no dia 21 de setembro no Teatro Santander, em São Paulo.

Concorrendo na categoria de “Melhor Atriz” ao lado de nomes já consagrados no mercado, como Claudia Raia, Marisa Orth, Karin Hills, Carol Costa e Andrezza Massei, Verónica Valenttino foi indicada por sua atuação como Brenda Lee no espetáculo musical “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”. A peça conta a história da travesti e ativista pernambucana Caetana, conhecida como Brenda Lee, fundadora da primeira casa de apoio para pessoas com HIV/Aids do Brasil. Verónica também concorre na categoria de “Revelações em Musicais” ao lado de sua colega de cena Marina Mathey.

Além de concorrer ao lado de Verónica, Marina Mathey também foi indicada na categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” por sua atuação no mesmo musical como Cinthia Minelli, uma das travestis que passou pela casa de acolhimento de Brenda. Considerada pela atriz, uma das personagens mais valiosas de sua carreira, Marina comentou em suas redes:

“Cinthia me faz transitar entre a euforia, a soberba, a carência, a força de vida e a lida com a eminência da morte. Uma personagem que exige detalhes minuciosos, que me desafia e me mantém inquieta, sempre cavando mais e mais dela, e nessa jornada encontro mais e mais contradições que nós, seres humanos, carregamos em nossos atos e sentimentos”.

O musical que também conta com as indicações de Fernanda Maia por “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Musical Brasileiro” e “Melhor Musical” está em cartaz de quinta a domingo no Teatro Núcleo Experimental, na Barra Funda em São Paulo.

Também concorrendo a categoria de “Revelação em Musicais” está Diva Menner por sua atuação como Joice Reth no musical circense “Barnum – O Rei do Show”. Embora o musical não esteja mais em cartaz, a atriz que foi a primeira mulher trans a participar do The Voice Brasil atualmente faz parte do espetáculo “Elas Brilham” que conta a história de grandes mulheres da música nacional e internacional. O espetáculo está finalizando sua temporada no Rio de Janeiro no próximo dia 28, mas irá para São Paulo com apresentações aos sábados e domingos no Teatro Claro SP, dos dias 29 de outubro à 4 de dezembro.

Neste ano o Prêmio Bibi Ferreira contará com votação popular para a categoria “Melhor Musical”, realizada através do site do evento, as votações abrirão no próximo dia 1º de setembro. O resultado e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 21 de setembro no Teatro Santander em São Paulo, o evento costuma contar com apresentações marcantes dos principais musicais concorrentes ao prêmio.

Leia mais

Espetáculo ocupa o cárcere do Deops/SP retratando a resistência travesti durante a ditadura

Brilhar e Transcender: projeto acolhe mulheres trans e travestis no RJ

Rosa Weber acata notícia-crime de Erika Hilton contra discurso transfóbico de Jair Bolsonaro