Foto: Laura Testa

Professora, sindicalista e feminista, Sofia Cavedon acumula uma série de conquistas e experiências em sua ocupação na política do Rio Grande do Sul. Deputada estadual depois de ter sido vereadora por 5 mandatos em Porto Alegre, Sofia busca agora um novo mandato na Assembleia Legislativa.

Sofia foi secretária municipal da Educação e Cultura e, como deputada estadual, presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, além de assumir a presidência da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. Ela é autora da Lei 15.484/2020 que estabelece a promoção de ações que visem à valorização de mulheres e meninas e a prevenção e combate à violência contra as mulheres.

“Aqui no Rio Grande do Sul, 76 mulheres foram assassinadas esse ano até agora. Então a luta das mulheres, o feminicídio, a gravidez na infância, o não acesso ao aborto legal, são temas que nos tocam e nos dizem: ‘temos que empedrar as mulheres'”, afirma.

Dentre as mortes ocasianadas em crimes de feminicídios, Sofia cita um caso que a abalou especialmente. “A menina Débora era do nosso movimento, dos atingidos pelas barragens. Era uma menina que estava na luta e estava sendo reprimida pelo marido por conta disso”.

Seu mandato busca dar continuidade ao combate à violência contra mulheres, além de outras pautas voltadas à cultura, educação, meio ambiente e direitos humanos. “Tenho dito às mulheres, nós podemos ter liberdade, ter autonomia, nós podemos mudar a política e estar na política. É preciso ter coragem e fazer política”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais das candidatas? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/SofiaCavedonOficial/
▪️ Facebook – facebook.com/SofiaCavedonOficial
▪️ Twitter – twitter.com/sofiacavedonPT

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher