Por Marilda Campbell

O longa-metragem “Pedágio”, da diretora Carolina Markowicz, conta a história de Suellen (Maeve Jinkings), uma cobradora de pedágio que usa o seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Ela age por uma causa que entende ser nobre: financiar a ida de seu filho Tiquinho (Kauan Alvarenga) à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Diante de um tema tão sensível “Pedágio” é um misto de drama e humor ácido ao expor de forma caricata a hipocrisia e o preconceito de parte da sociedade em face da comunidade LGBTQIAPN+.

Suellen é uma mãe solo, periférica, que se sente incomodada com as críticas de terceiros a seu filho homossexual. Ela entende que ser um homem gay é um defeito e faz de tudo para salvá-lo. A complexidade da personagem reside no fato de que ela age acreditando estar fazendo o melhor para Tiquinho, contudo não se preocupa em manter um diálogo com o filho, apesar de eles terem uma boa relação.

“Muitos dos discursos e das práticas super violentas são reproduzidos por ignorância e não por ideologia. Nosso papel é capturar essas pessoas e tentar dar luz sobre a falta de entendimento das inúmeras possibilidades de existir no mundo”, reflete Maeve Jinkings em entrevista à Cine NINJA.

“Pedágio” recebeu, na noite de 15 de outubro, quatro prêmios Redentor no Festival do Rio 2023, sendo: Melhor Ator, para Kauan Alvarenga; Melhor Atriz, para Maeve Jinkings; Melhor Atriz Coadjuvante, para Aline Marta Maia; e Melhor Direção de Arte, para Vicente Saldanha.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @cine.ninja

O longa também foi exibido no Festival de Cinema Internacional de San Sebastian (Espanha), na categoria Horizontes Latinos, e no Festival de Cinema Internacional de Toronto, onde Carolina Markowicz recebeu o Tribute Awards na categoria Talento Emergente. Se consagrando como a primeira brasileira a receber essa homenagem, ao lado de nomes como Spike Lee e Pedro Almodóvar.

“Pedágio” é produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria (Portugal), coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures, e distribuído pela Paris Filmes. O longa tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 30 de novembro.