Foto: Victor Diniz

O Congresso Nacional está perto de fazer história ao eleger os primeiros mandatos de pessoas trans na Câmara dos Deputados e Paula Benett está em campanha para ser uma das protagonistas. Candidata a deputada federal pelo PSB do Distrito Federal, ela foi a primeira da região a se candidatar para uma vaga no Congresso Nacional em 2018.

Ativista e coordenadora de Diversidade LGBT da Subsecretaria de Direitos Humanos do DF, Paula foi a primeira trans a integrar o Conselho da Mulher e representante da Rede Trans no Distrito Federal. Com experiência na gestão pública, ela é formada em Serviço Social, levou para casa o Troféu Solidariedade, da ONG Amigos da Vida, e o Prêmio Orgulho LGBT 2017 – Grupo Jovens Unidos por Direitos Humanos. Foi eleita, pelo Guia Gay Brasília, a personalidade ligada às questões de diversidade mais influente do DF.

Uma de suas metas se eleita é construir, enfim, a lei federal que criminaliza a LGBTfobia. “Hoje, infelizmente, a gente não tem uma lei. A gente pega emprestado a lei de combate ao racismo”, explica. “Foi decidido no STF, por omissão do Congresso Nacional aqui em Brasília, que enquanto não houver uma lei será usada a lei de combate ao racismo. E é uma vergonha, a gente precisa de uma lei específica”.

Um dos trabalhos na atuação de Paula Benett na Subsecretaria de Direitos Humanos teve como foco os moradores de regiões mais carentes, visando afastar as pessoas da prostituição e marginalização.

“Você se indigna ou você se conforma com a situação atual? Se você quer uma nova realidade e transformar, você precisa acreditar na política e colocar lá dentro quem realmente te representa e sente na pele o que é violência, preconceito, sabe o que é um SUS, andar de ônibus e o que é a realidade do povo brasileiro”, disse.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais das candidatas? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/paulabenett_
▪️ Facebook – facebook.com/anapaula.benett
▪️ Twitter – twitter.com/PaulaBenett

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher