Mônica Francisco é candidata à deputada estadual pelo PSOL no Rio de Janeiro. Foto: Mídia NINJA

Mônica Santos Francisco, é uma cientista social, pastora, feminista, militante dos direitos humanos, comunicadora popular e eleita em 2018 deputada estadual pelo Rio de Janeiro. Em 2022 busca reeleição para dar continuidade ao trabalho iniciado.

“Nossa chegada à Assembleia Legislativa movimentou as estruturas e, com certeza, muitas portas foram abertas pra uma política com a nossa voz, com a nossa cor, com o nosso jeito de fazer.”

Batalhadora, ela começou a trabalhar com 14 anos e sentiu na pele a ausência do Estado para garantir direitos básicos. Enfrentou dificuldades para encontrar uma creche para sua filha e vivenciou o desafio que uma mulher negra encara para ter acesso a equipamentos sociais.

Com essa inspiração, imprimiu sua estratégia favelada na ALERJ. “O nosso mandato já é uma tecnologia social diferente, a forma de produzir os projetos, de circular dentro da casa de poder, já é uma inovação tecnológica.”

Mônica é defensora dos direitos humanos e foi assessora da vereadora Marielle Franco. “Eu entendo a responsabilidade de ser uma parlamentar, de correr riscos por ser uma mulher negra nesse lugar.”

Conta que se inspira tanto em Marielle, que foi sua mentora política, como em sua mãe, uma mulher negra nordestina, que enfrentou muitas dificuldades para criar os filhos.

Para o novo mandato defende a continuidade das lutas antirracista, feminista, trabalhista e social, além de combater o desemprego no estado e repensar o desenvolvimento econômico.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/monicasfrancisco
▪️ Facebook – facebook.com/monicafranciscopsol
▪️ Twitter – twitter.com/MonicaFPsol

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher