O projeto de lei foi aprovado por uma margem confortável de 176 votos a favor, em um parlamento composto por 300 assentos. A Grécia se torna o primeiro país com maioria cristã ortodoxa a aprovar o casamento igualitário

Foto: Thanassis Stavrakis

Em uma decisão histórica, o parlamento da Grécia aprovou na quinta-feira (15) um projeto de lei que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, marcando uma vitória significativa para a comunidade LGBT+ no país. A medida, que também garante o direito de adoção para casais do mesmo sexo, foi recebida com celebração por ativistas e apoiadores, que saudaram o marco como um momento de avanço para a igualdade de direitos.

O projeto de lei foi aprovado por uma margem confortável de 176 votos a favor, em um parlamento composto por 300 assentos. A nova legislação entrará em vigor assim que for publicada no diário oficial do governo, representando uma mudança histórica nos direitos civis na Grécia.

“Este é um momento histórico”, declarou Stella Belia, líder do grupo Rainbow Families, que representa pais do mesmo sexo. “Este é um dia de alegria para todos nós que lutamos por igualdade e justiça.”

Apesar do debate acalorado e das divisões dentro do parlamento, o projeto de lei recebeu apoio suficiente da oposição de esquerda para ser aprovado, em um raro exemplo de unidade política. No entanto, membros do partido de centro-direita Nova Democracia, liderado pelo primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, se abstiveram ou votaram contra a medida.

A aprovação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo representa um marco significativo para a Grécia, um país tradicionalmente conservador e um dos primeiros cristãos ortodoxos a permitir tais uniões.