Documento aponta crimes de responsabilidade, relacionando omissão e conivência do governador afastado

Foto: Luan Henrique

Os deputados distritais Fábio Felix (PSOL-DF) e Max Maciel (PSOL-DF), as deputadas Federais Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG), o presidente do PSOL, Juliano Medeiros e a presidente do PSOL DF, Teresinha Monteiro, protocolaram há pouco, junto a outras lideranças sindicais e políticas, o pedido de impeachment do governador Ibaneis Rocha (MDB).

“Temos que responsabilizar as autoridades que foram coniventes com os atos terroristas”, disse à NINJA o deputado Max Maciel. “Essa omissão do governador Ibaneis Rocha, que não fez nada para evitar os ataques, cacacteriza-se como crime de responsabilidade. Por isso, o Psol, outros partidos de esquerda e importantes movimentos sociais protocolaram o pedido de impeachment do governador na Câmara Legislativa do Distrito Federal na tarde desta segunda”.

O pedido é assinado pelos partidos PSOL, Rede, PT, além dos movimentos sociais UNE e Sinasefe e diversos membros da sociedade civil. “Os terroristas não encontraram nenhum empecilho da policia do Distrito Federal para que pudessem chegar à Praça dos Três Poderes. É evidente, pelas filmagens, que o efetivo da polícia era reduzido e insuficiente para lidar com a situação”, disse o documento. “Tanto assim, que os terroristas, além de serem escoltados pela PMDF, passar pela barreira montada em frente a Catedral e seguiram tranquilamente até a Praça dos Três Poderes”.

Para os signatários, a demissão do ex-secretário de Segurança Pública do DF não afasta a responsabilidade do governador Ibaneis Rocha, que foi, segundo eles, omisso e conivente. “O que agrava todo esse ato terrorista é que o governador, em que pese os terroristas já terem divulgado em redes sociais que fariam marcha à Brasília, não fez a devida e efetiva defesa do patrimônio público e dos Poderes neles representados, o que se comprova pela inexistência de efetivo policial suficiente a desmobilizar os ataques e a caminhada dos terroristas até a Praça dos Três Poderes”.

Deputados distritais de oposição também chegaram a protocolar dois pedidos de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos terroristas bolsonaristas contra as sedes dos Três Poderes em Brasília na tarde deste domingo (8). O Partido Verde (PV) também apresentou pedido de impeachment contra o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB).