Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pede ao TCU afastamento de Augusto Nardes e solicita convocação do ministro ao Senado

Augusto Nardes é cobrado por declarações golpistas. Foto: Divulgação/Flickr/TCU

O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes está sendo cobrado para se explicar sobre suas declarações “golpista” no Senado Federal e uma ação solicitando o seu afastamento foi protocoloda nesta segunda-feira (21) pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Em um áudio vazado neste domingo (20) a representantes do agronegócio, Nardes fala sobre um suposto “movimento forte nas casernas”, conforme revelado pela coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Nardes é apoiador de Jair Bolsonaro (PL) e nos quatro anos de governo teve acesso livre ao presidente.

No áudio, o ministro afirma que conversou com Bolsonaro e que militares estariam preparando um golpe para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro afirma, na mesma gravação, que “em questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso (haverá) um desenlace bastante forte na nação, imprevisíveis, imprevisíveis”.

O senador Randolfe pede que sejam apuradas as condutas dos envolvidos nos apoios a manifestações que buscam um golpe de Estado e que participam da escalada da violência política no Brasil.

“(…) solicita-se que a eminente Corte de Contas se atente a cobrar informações junto ao Sr. Augusto Nardes, para que preste depoimento sobre todas as informações que detém, bem como determine a aposentadoria compulsória do magistrado ou a sua disponibilidade, considerando a violação disciplinar”, destaca o documento.

Além disso, o parlamentar também apresentou um requerimento, ao Senado Federal, solicitando a convocação imediata do ministro para depoimento nas comissões de Direitos Humanos e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

“As falas do senhor Ministro mostram claramente um apoio a ações criminosas de caráter golpista. Não podemos permitir que uma instituição séria, como o TCU, abrigue alguém que ataca a democracia”, frisou.

Em nota, o TCU informa que o áudio “dirigido a um grupo de amigos” foi “despretensioso” e que “lamenta profundamente”. Através do TCU, Nardes declarou que “repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas”.

Aguardando explicações

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais cobrar explicações do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, que Na postagem, Gleisi escreveu: “Estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. Grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?”.

O deputado federal é um dos responsáveis pela estratégia de redes sociais da campanha de Lula, André Janones (Avante/MG), usou o Twitter para comunicar que vai protocolar “requerimento para que o Ministro do Tribunal de Contas da União, Senhor João Augusto Ribeiro Nardes, compareça à Câmara para prestar esclarecimentos sobre suas declarações de cunho golpista”.

Janones também ironizou a marca registrada do bolsonarismo em voltar atrás de uma declaração que é vazada na imprensa e declarou que é “tarde demais” e continuará cobrando explicações.

Estratégia golpista

Desde a derrota nas urnas, bolsonaristas têm compartilhado mensagens, algumas cifradas, de estímulo à que manifestantes sigam nas portas de quartéis defendendo um golpe de estado. Já se prestaram a esse papel o general Braga Neto, que foi vice na chapa de Bolsonaro, o general Augusto Heleno, ministro do GSI, e o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, insinuou que algumas urnas estariam com problemas, o que justificaria um pedido de providências ao TSE.

Ao contrário do que diz o presidente do partido de Bolsonaro, o próprio TCU e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) atestaram a segurança das urnas eletrônicas e a veracidade do resultado das eleições presidenciais.

O ministério da Defesa, contudo, loteado por bolsonaristas, também atua para manter a esperança dos manifestantes.

Com informações da Agência Estado

Leia mais:

PGR trava acesso da Polícia Federal aos dados da CPI da Covid

Bolsonaro trabalha menos de 1h por dia e migra publicações para o Linkedin

Moraes bloqueia 43 contas de suspeitos de financiar atos antidemocráticos